Empresário da Viação Vale do Mucury fala sobre contrato de mais 1 ano com a prefeitura de Teófilo Otoni

0
1009

A Prefeitura renovou contrato por mais um ano com a empresa e anunciou licitação para o próximo dia 5 de outubro. Rômulo Maciel comenta sobre o fato

Fim do imbróglio? Ou uma trégua? A renovação de contrato entre a Prefeitura de Teófilo Otoni com a empresa Viação Vale do Mucury, a contratação emergencial de uma nova empresa para operar o transporte público no município, foram os assuntos dos últimos 3 meses nas redes sociais. A Viação Vale do Mucury notificou a prefeitura e algumas instituições da cidade, que após o fim do contrato no dia 10 de setembro de 2021, encerraria suas atividades na cidade.

Ninguém da prefeitura se pronunciou a respeito e a população começou com questionamentos. Todos queriam saber como ficaria a situação, pois grande parte da população depende do serviço para deslocamento ao trabalho, à escola, ao comércio em geral. E, se aproximando da data informada, a empresa chegou a colocar todos os funcionários de aviso prévio, para o acerto trabalhista.

Mas, na quinta-feira (09/09/2021), exatamente no penúltimo dia, o prefeito municipal realizou uma Live informando que a Vale do Mucury continuaria com o serviço por mais alguns meses até que seja realizada uma licitação, que já está marcada para o próximo dia 5 de outubro. Após o certame tem os trâmites legais, a instalação da empresa vencedora na cidade, obviamente, composição do quadro de funcionários, seria o tempo necessário para resolver o problema.

Na sexta-feira (10), nossa reportagem entrevistou o empresário Rômulo Maciel da Viação Vale do Mucury, ele explicou que, quanto aos funcionários que estavam de aviso prévio, tem uma previsão de encerramento de vários, alguns deles optaram em continuar o término do contrato, devido a multa dos 40% que já fizeram compromisso com o valor. Que a empresa agora terá um período de adaptação que é de recontratação, seleção de motoristas e outras funções. “Uma parte considerável deve voltar, mas não serão todos, vão se adequar à nova realidade”, disse Rômulo.

A Viação Vale do Mucury tem 59 anos de existência, sendo que foi adquirida pelo grupo gestor atual, há 41 anos. Rômulo enfatiza que fica feliz por ter chegado a um acordo com a prefeitura, de forma que foram preservados muitos empregos, e algumas recontratações serão feitas. “Isso é um ponto que me deixa muito feliz. Outro ponto muito interessante é a gente não deixar nossa cidade sem transporte. Uma cidade que nos apoiou e nos apoia há muitos anos, e viemos prestando um serviço com dedicação, com muito zelo. Mesmo que não tenha sido nossa responsabilidade, seria muito ruim a gente sair e deixar a cidade num caos. Por isso que nos esforçamos em fazer esse acordo com a cidade de Teófilo Otoni”, ressaltou.

Para Rômulo, outra coisa importante, é “o compromisso firmado pela prefeitura municipal, de trabalhar junto às bases para fazer um estudo da criação do fundo do transporte, de forma a financiar as gratuidades no sistema de transporte público, independentemente de quem tiver prestando o serviço na nossa cidade, se for Vale do Mucury ou qualquer outra empresa. Acredito que, isso sendo concretizado será um ganho bom para nossa cidade”.

Sobre esses últimos meses de incertezas, Rômulo afirma que, “foi e está sendo ainda muito difícil, porque a empresa perdeu grandes talentos que outras empresas pegaram. Isso é muito ruim, foram muitos anos de investimento, de treinamento, e que nós perdemos com essa situação de deixar para última hora”.

Questionado, se não houvesse um acordo entre empresa e prefeitura, se poderia ter ocorrido uma intervenção judicial para a empresa não parar o serviço após o vencimento do contrato, Rômulo afirmou que base legal não teria. “A base legal para uma intervenção seria um descumprimento de contrato por parte do concessionário”. Para finalizar, nossa reportagem perguntou se a Viação Vale do Mucury vai participar da licitação no próximo dia 5 de outubro, Rômulo respondeu com duas palavras: “muito difícil”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui