A Polícia Militar foi acionada na tarde deste domingo (24/11) com informação de que um indivíduo teria danificado diversas imagens sacras na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Araçuaí, na rua Osório Colares, centro. Segundo a PM, informações apontavam que o homem, de 25 anos, teria invadido o local e arremessado pedras, quebrando quase todas as imagens da igreja, deixando o local em seguida.
Os militares fizeram rastreamento e localizaram o homem na região central da cidade, onde foi imobilizado e preso. Segundo a polícia, os familiares disseram que ele faz uso de medicação controlada e é acompanhado pelo CAPS, e que ele teria deixado de fazer uso dos medicamentos nos últimos dias.
O homem foi encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo para atendimento médico, onde ficou internado sob escolta policial até estar em condições de ser apresentado na delegacia, à autoridade de polícia judiciária para as medidas cabíveis. (Informações: assessoria de comunicação do 70º BPM/ Fotos: Paróquia Santo Antônio, Araçuaí).
Nota do Bispo Diocesano de Araçuaí – “Caríssimo Pe. Carlos Magno, Pároco da Paróquia de Santo Antônio, da cidade de Araçuaí; Caros membros dos Conselhos e lideranças paroquiais; Querido Povo de Deus da Paróquia de Santo Antônio e de toda a nossa Diocese de Araçuaí. Estando em visita pastoral na cidade de Minas Novas, recebi, como uma lança em meu coração de Pastor desta Igreja Diocesana, a notícia de que a Igreja Matriz de Santo Antônio foi arrombada no início da tarde de hoje.
As imagens da igreja foram vilipendiadas. Mãos impuras profanaram o sagrado. Essas mãos conseguiram atingir o coração do Bispo Diocesano, atingiram o zelo do seu Pároco e o sentimento religioso não só da Comunidade católica de Araçuaí, mas de todas as pessoas de boa vontade. Foram vandalizadas imagens sagradas, de valor inestimável, seja pelo seu valor religioso, artístico e cultural. Presto minha solidariedade ao Pe. Carlos Magno e a todos os paroquianos de Santo Antônio.
Agradeço tantos gestos de solidariedade que temos recebido, destacando aqui o Reverendo Pastor Joel Dionísio Santos, Presidente da Associação de Pastores Evangélicos de Araçuaí. Como Bispo Diocesano, exijo das autoridades competentes, Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público, apuração minuciosa dos fatos ocorridos. O Estado Laico, como Estado Democrático de Direito, supõe relações de respeito e tolerância religiosa, para se edificar o bem comum e a justiça social. Mesmo com o coração entristecido, erguemos nossa voz para bradar: Viva Jesus Cristo, Rei do Universo. A Ele a glória por todos os séculos dos séculos! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Araçuaí (MG), 24 de novembro de 2024, Dom Geraldo Maia, Bispo Diocesano de Araçuaí.