A Prefeitura de Teófilo Otoni, através da chefe da Atenção Primária à Saúde do município, Ilmara Lopes, visitou as dependências da Penitenciária, na terça-feira (4/2), acompanhada da Referência Técnica da Saúde Prisional, Cleberlene Lima Resende Santos. A Penitenciária de Teófilo Otoni, predominantemente agrícola, destinada aos detentos do regime semiaberto, é uma das duas unidades da cidade contempladas com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) – Ministério da Saúde.
São quase 1000 presos assistidos por essa equipe, que se soma aos profissionais da SEJUSP. Trata-se de uma ação tripartite, envolvendo o Ministério da Saúde, Estado e Município – de política de saúde pública brasileira, que foi implementada com o objetivo de garantir e promover a saúde integral da população carcerária, cada ente com suas atribuições no âmbito do SUS e do sistema prisional. Ilmara é Assistente Social e técnica de enfermagem, com vasta experiência na área da saúde, e nesta oportunidade, conheceu toda equipe atuante na unidade prisional e compreendeu a importância dessa atividade para a garantia em saúde das pessoas privadas de liberdade.
Ilmara e Cleberlene foram recepcionadas pelo Diretor-Geral Heitor de Freitas e pelo subdiretor de atendimento Renato Martins. “Essa iniciativa demonstra o comprometimento da administração municipal e a preocupação com nossos servidores”, disse Heitor, enfatizando a aproximação do Governo Marinho, com demais órgãos, através de seus representantes. As áreas de assistência da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), são: Odontologia, Clínica Geral, Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Assistência Social e Fisioterapia.
(ASCOM / Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni).