A 28ª Subseção da OAB/MG – Teófilo Otoni realizou solenidade na terça-feira (22/06/2021), para inauguração do “Meu Escritório – Centro de Excelência Jurídica”, que recebeu o nome de “Sala Dr. Dalton Cunha Melo”. A presidente da 28ª Subseção da OAB, dra. Maria Beatriz Cunha Cicci Neves, em seu pronunciamento, ressaltou que tem mais de um ano que não fazia evento presencial na OAB, e nesta data foi realizado seguindo todos os protocolos sanitários devido à pandemia da Covid-19, e estava muito feliz pelo momento.
Ela agradeceu a presença do presidente da Caixa de Assistência aos Advogados (CAA), dr. Luiz Cláudio. “Nosso eterno presidente da Caixa e da OAB”, disse. Agradeceu também a presença do dr. Elias, que representou os colegas de Governador Valadares, e a dra. Ana Carolina e todos os convidados ali presentes, ressaltando que, todos são muito importantes para a OAB. “Porque são pessoas que nos ajudam. Nós colocamos a OAB, na questão dos processos administrativos, como tem que ser”. Ela destaca que o espaço compartilhado vai ser muito importante para todos os advogados, tanto os jovens como para os mais velhos.
O espaço denominado “Meu Escritório” está muito bem equipado, com ar condicionado, vários computadores, internet, telefone, conta com uma sala para atendimento individual, um espaço que atende todas as necessidades do advogado e está localizado ao lado da sede da OAB, no Bairro Marajoara.
A dra. Beatriz anunciou que a diretoria deliberou o nome do espaço como “Sala Dr. Dalton Cunha Melo”, uma homenagem justa a um advogado que lutou muito pela justiça, com uma oratória excepcional, participativo, ligava pra ela pelas manhã dando sugestões de como ela poderia fazer, e ela dizia sim aos seus conselhos e orientações. “E ele gostava de participar, quando ele vinha aqui na OAB ele se sentia em casa. Para nós é um momento de alegria, de uma homenagem muito especial, muito justa. Queremos lembrar dele assim como ele está na foto da placa que está sendo descerrada aqui agora”.
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MG), dr. Luiz Cláudio, que é cidadão Honorário de Teófilo Otoni, esteve presente na solenidade e saudou a todos em nome da dra. Beatriz. “Essa digníssima e competente dirigente da Subseção e da OAB, uma líder já estadual, que tem prestado grande parte do seu tempo, na luta pela defesa da advocacia de Teófilo Otoni e região. Quero abraçar também o Reynaldo, amigo de longa data, um conselheiro querido e respeitado no Conselho Seccional da OAB/MG”.
Dr. Luiz Cláudio explica que, verificou a necessidade de atender, não só a advocacia em tempo de pandemia, com auxílios pecuniários, mas viu também a necessidade de montar um escritório compartilhado, que trouxesse economia e praticidade para o advogado, que muitas vezes num momento de crise teve que fechar o seu escritório, por não conseguir arcar com todas as despesas. “É um escritório muito bem montado aqui, quero parabenizar a presidente Beatriz, sempre cuidadosa e zelosa com a advocacia de Teófilo Otoni e da região. Nós fizemos essa parceria importante para propiciar mais esse benefício à advocacia”, disse.
Agradecimento – A família de dr. Dalton presenteou a 28ª Subseção da OAB com uma linda peça de madeira com uma placa afixada, material oriundo da sua fazenda. A peça vai ficar dentro da sala como uma lembrança dele. A família de dr. Dalton foi representada pelo médico pediatra, dr. João Carlos Cunha Melo e pelo advogado, dr. Arthur Rausch Silva. Dr. João é o seu sobrinho, conviveu com ele como um filho, e dr. Arthur era o seu sócio no escritório. Estava previsto a presença da filha dele, mas não pôde comparecer por questões de saúde.
Com relação à peça doada à 28ª Subseção da OAB, o dr. João Carlos explicou a pedido da família, que foi a última coisa retirada da fazenda quando foi vendida. “A tia Cileia teve a ideia de partir essa madeira, é uma peroba rosa, em vários pedaços, e foi um para cada filho. E eu tive a honra de receber uma que está lá na minha casa. O dr. João Carlos, em nome da família, agradeceu pela homenagem prestada ao dr. Dalton, e leu um texto que a tia dele escreveu:
“Desde que fomos informados a respeito da inauguração da Sala Dr. Dalton Cunha Melo, a nossa intenção era comparecer presencialmente ao evento, para manifestar nossa honra e felicidade com tal homenagem. No entanto, todos os membros da família do homenageado estão ainda se recuperando da Covid-19 (família unida dá nisso). Resolvemos, então, encaminhar por meio do nosso representante dr. João Carlos, essa peça de madeira gravada com suas iniciais DC, com intuito de impregnar com seu espírito de união e justiça este escritório, tornando-o agradável e útil para os advogados que fizerem uso deste espaço.
A homenagem que esta 28ª Subseção presta ao Dalton hoje consegue amenizar em, alguma medida, o vazio e nos dá a certeza que ele deixou frutos – marcou o coração dos senhores e senhoras. Isso, para a família dele, materializa aquela ideia de continuidade, daqueles que como nós, o admiravam e o amavam.
Agradecemos emocionados esta homenagem: À OAB/MG na pessoa do presidente dr. Raimundo Cândido Junior; à CAA/MG na pessoa do seu presidente, dr. Luiz Cláudio Chaves; à 28ª Subseção da OAB/MG, na pessoa da sua presidente dra. Maria Beatriz Cunha Cicci Neves. Extensivos a todos os advogados, funcionários e amigos que ele deixou nesta comarca, o nosso muito obrigado”.
Belo Horizonte, 22/06/2021
Cileia, Cintia, Célia, Dalton Jr e Wenceslau
O advogado, dr. Arthur Rausch Silva, que foi sócio do escritório de advocacia com o dr. Dalton Cunha Melo, pontuou no seu pronunciamento que se tornou colega dele, e mais do que isso, se tornou um familiar por afinidade. “A perda de dr. Dalton foi algo muito marcante pra todos nós. Primeiro que nos pegou de surpresa, e a pessoa que ele representou na nossa vida”, disse. Ele frisou que era com muita alegria, honra, e ao mesmo tempo, com um toque de saudade no peito, que fez uso da palavra para agradecer, em seu nome, e, especialmente, em nome dos familiares, à 28ª Subseção da OAB pela homenagem que lhe é feita, dado ao espaço, de forma merecida, o seu nome.
“Quanto à iniciativa da 28ª Subseção da OAB, em criar uma estação de trabalho para os advogados, em espaço compartilhado, para os profissionais do direito, agradeço, de forma especial a atual presidência, cuja mesma, sempre está lutando pela melhoria da nossa valorização da classe. Essa iniciativa, além de ser um ato louvável, pela inovação, e excelente gestão, vai de encontro com o pensamento do dr. Dalton, e, ainda, com a realidade econômico-financeira mundial, causada pela pandemia, pela qual o mundo está passando”, disse dr. Arthur
Dr. Dalton Cunha Melo, nasceu em Araçuaí/ MG, em 13/02/1937. Formou-se, pela Universidade Federal de Minas Gerais em Direito, em 10/12/1962. Imediatamente após sua formatura, instalou-se como advogado em Mantena/MG, onde iniciou sua vida profissional. Em 1970, mudou- -se para Teófilo Otoni/MG, onde deu continuidade à advocacia combativa, que o caracterizava. Além de um baluarte na Advocacia Mineira, foi professor na Fundação Educacional do Nordeste Mineiro (FENORD), lecionando as cadeiras de direito civil e comercial.
Como advogado, desenvolveu um papel importante na sociedade de Teófilo Otoni e região, defendendo as prerrogativas da advocacia e da cidadania, sendo eleito, por dois mandatos, como conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais. Como advogado, sempre se envolveu de corpo e alma no exercício da sua profissão. Como ser humano, pai, amigo e mestre, deixou ensinamentos indeléveis que se perpetuaram no tempo e no espaço. Contudo, somente aqueles que tiveram a oportunidade de convívio com o dr. Dalton, saberão o quanto o mesmo representou e marcou, com os seus ensinamentos e conselhos. Dr. Dalton faleceu em 23/04/2019.
O Conselheiro Seccional da OAB de Minas Gerais, dr. Reynaldo do Carmo Neves, falou da importância da instalação do “Meu Escritório”. Ele explicou que, às vezes não é dado o devido valor às ações da OAB, mas para apoio ao advogado, a OAB instalou várias salas dentro de órgãos e instituições de Teófilo Otoni, como: Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Comum, Juizado Especial, Delegacia de Polícia Civil, uma na própria sede da OAB, vai ser instalada uma sala no presídio e também na penitenciária, ou seja, está dando todo o suporte que o advogado precisa para desempenhar o seu trabalho. “Às vezes eu vejo pessoas questionando o que a OAB faz, ela faz muito, estou dando exemplo de salas. Não tem nenhum outro Conselho que tenha uma quantidade disponível de unidade física para os seus filiados como tem a OAB”, disse.
Dr. Reynaldo ficou satisfeito com o nome dado à sala. “Dr. Dalton foi um advogado íntegro e honrado, defendeu a democracia na época mais difícil, da ditadura militar, em que o advogado para fazer o seu trabalho, era quase considerado um crime. Ele teve que ir a Juiz de Fora na defesa de um cliente, e quase foi preso por um general. Quando ele chegou, teve que ir a uma fazenda onde esse general se encontrava, quando ele se aproximou, puseram a arma em sua direção. Ele falou – “amigo estou aqui em função de paz”. E assim, foi um homem que defendeu os interesses dos seus clientes, engrandeceu a advocacia da região e de Minas Gerais. Eu fiquei muito satisfeito de termos o nome dele. Vim aqui muito feliz hoje, pelo nome, ele era um amigo e tínhamos uma proximidade muito grande”. Dr. Reynaldo agradeceu à Caixa de Assistência, porque os valores desprendidos para a instalação da sala foram disponibilizados pela CAA.