Circuito dá início ao projeto da Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas

0
1214
Reunião do projeto Rota de Cicloturismo das Pedras
Preciosas em Pavão

A Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, em parceria com as prefeituras municipais de Novo Oriente de Minas, Padre Paraíso e Pavão, deram início a construção do projeto de estruturação da Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas. O roteiro turístico interligará as cidades através de estradas vicinais e contemplarão diversos atrativos ao longo de seu percurso, como visitação em garimpos inativos de pedras preciosas, edificações históricas, cachoeiras, belíssimas formações rochosas, lagos, lagoas, comunidades tradicionais, ateliês de artesãos e artistas plásticos dos municípios e pontos de apoio que oferecerem hospedagem, alimentação e comercialização de produtos típicos locais como queijos, requeijões, cachaças, farinhas, licores, doces, dentre outros produtos da culinária regional.

Reunião do projeto Rota de Cicloturismo das Pedras
Preciosas em Padre Paraíso

O trajeto a ser percorrido pelo roteiro já é bastante conhecido e explorado por ciclistas e visitantes da região, portanto, a qualificação profissional dos atores locais, a implantação de infraestrutura e a criação da identidade visual e estratégias de comunicação, promoção e comercialização da rota, é que farão deste atrativo mais uma opção consolidada para o turismo nos vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Para Bruno de Sá, turismólogo e gestor técnico da Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, “a temática desta rota de cicloturismo por si só já desperta o interesse do visitante em conhecê-la. Os municípios que integram este roteiro estão centrados na maior província pegmatítica oriental do Brasil. Estamos falando da maior área do país em quantidade e variedade de pedras preciosas. Além do apelo mineralógico, a paisagem cênica e outros atrativos naturais e culturais da rota irão encantar o cicloturista que completar o percurso”.

Para Sérgio Soares Macedo, presidente da Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, “Esse projeto faz parte de um plano macro de roteirização turística dos municípios que fazem parte do Circuito Turístico das Pedras Preciosas. Ao todo são 27 municípios que terão até o ano de 2024 a possibilidade de contemplarem um produto turístico em seus territórios, oportunizando, assim, a geração de trabalho e renda para a população local”. As reuniões para o início do projeto tiveram início em junho de 2021, na cidade de Padre Paraíso, e continuaram em outubro deste mesmo ano, na cidade de Pavão. Os encontros contaram com a participação do representante da Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, Bruno de Sá, secretários municipais e outros representantes do poder público das cidades contempladas na rota, e ciclistas da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui