Servidores da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni são finalistas no 6º Prêmio Inova Minas Gerais

0
779
Enfermeira, Maryana Prates e Farmacêutico bioquímico, Bruno Oliveira

O Prêmio Inova Minas Gerais foi instituído pelo Decreto 46.976 de 04 de abril de 2016 e tem como objetivo estimular os servidores, estagiários, bolsistas e empregados públicos no desenvolvimento de uma cultura de inovação por meio de premiação de ideias e iniciativas inovadoras, que promovam ações de simplificação e desburocratização de processos governamentais, visando à transformação e à melhoria dos serviços públicos com foco nas necessidades dos usuários, bem como o reconhecimento e valorização dos agentes públicos estaduais que atuam de forma criativa e proativa com a apresentação de experiências e a formulação de ideias passíveis de implementação na Administração Pública Estadual.

Pela primeira vez desde que foi criado, servidores lotados em Teófilo Otoni tiveram seu trabalho entre os finalistas do concurso. O farmacêutico bioquímico do Laboratório Macrorregional, Bruno Oliveira, e a enfermeira referência das zoonoses, Maryana Prates, são servidores da Secretaria Estadual de Saúde, lotados na Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni e submeteram o trabalho intitulado “Estruturação da Rede da Leishmaniose Tegumentar”, concorrendo na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, na modalidade “Inovação em Políticas Públicas”.

Bruno explica que a Leishmaniose Tegumentar (LT) é um grande problema de saúde pública. A região da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni (SRS-TO) está entre as com maior número de casos da doença no estado de Minas Gerais. O diagnóstico laboratorial é imprescindível na confirmação dos casos e passou por grandes mudanças quando o exame de intradermo reação de Montenegro (IDRM), amplamente utilizado, deixou de ser produzido em 2015.

Este cenário prejudicou muito a vigilância da LT, sobretudo nas regiões desprovidas de pessoal treinado e infraestrutura laboratorial para realização de outras metodologias diagnósticas. Este era o caso dos municípios de nossa região, implicando num vazio assistencial para a sua população. Era comum aos usuários suspeitos de LT passarem por vários laboratórios públicos e privados à procura de atendimento, mas sem sucesso.

A partir de 2016, o Ministério da Saúde dedicou-se em fortalecer (descentralizando) o diagnóstico oportuno da LT através do Diagnóstico Parasitológico Direto (DPD). Infelizmente, por vários motivos, este diagnóstico não avançava nos municípios da SRS TO. Entretanto, a partir de 2018, com uma sólida parceria entre as zoonoses da SRS de TO e o Laboratório Macrorregional, o cenário mudou. Através de várias frentes avançaram na vigilância, assistência, na quantidade/qualidade de exames, diminuíram custos para o SUS e, principalmente melhoraram a qualidade de vida dos usuários.

Bruno falou também das importantes parcerias construídas com as secretarias municipais de saúde e instituições da região e destacou a parceria com a Fiocruz/Minas que, coordenado pela pesquisadora Vanessa Peruhype, implementou o Programa de Organização de Serviços em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, SES e do Regional, que objetivou organizar os serviços de saúde para o atendimento, tratamento e diagnóstico da LT no município. Em 2019 iniciou os atendimentos no Ambulatório de Referência, passando a ser peça chave no controle da doença na região.

O prêmio é constituído por 3 etapas. A 1ª etapa é de avaliação, sendo a eliminatória, classificatória e apenas 6 trabalhos foram selecionados em cada categoria. A 2ª etapa consistiu em votação popular, via site e app MG Cidadão, e a 3ª etapa em uma apresentação a uma banca, que aconteceu na última sexta-feira sendo transmitido ao vivo pelo youtube. Na próxima sexta-feira (10/12), haverá o Encerramento e Premiação do 6º Prêmio Inova Minas Gerais, no Auditório JK, da Cidade Administrativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui