A Prefeitura Municipal de Itambacuri, através da Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota nesta quarta-feira (08/07), para esclarecer sobre uma situação ocorrida na unidade prisional daquele município. A nota diz que, nos últimos dias, após o diretor da unidade Bruno Santos e sua equipe perceberem sintomas gripais em alguns detentos, eles solicitaram à secretaria de saúde do município que fizesse uma testagem rápida nos detentos.
De acordo com a nota, em primeira análise, 11 testaram positivo, sendo imediatamente isolados. Em nova inspeção, outros foram testados, resultando em mais 7 casos positivos para o novo coronavirus, sendo o total de 18 contaminados. Desde a descoberta do caso no ambiente prisional, a direção preparou e disponibilizou cela específica para que os detentos permaneçam em isolamento, com uso de máscaras.
Ainda de acordo com a nota da prefeitura, “a secretaria de saúde, prestando total apoio, através de sua UBS interna a unidade prisional, também realizou contrato para recolhimento e destinação correta dos resíduos contaminantes que estão e serão gerados durante o período de pandemia. Reafirmamos nosso compromisso com toda a população Itambacuriense e todas as 40 mil vidas a qual prestamos atendimento através da Microrregional de Saúde de Itambacuri”.
O secretário de Saúde de Itambacuri, Brunno Francisco, confirmou a nota e explicou que, seguindo o protocolo foram feitos os testes nos detentos. “Estão todos numa cela especial somente para os casos confirmados, então estão isolados dos outros. Síndrome gripal também segundo a direção do presídio, o Bruno, e os demais até então sem nenhum sintoma. Nenhuma necessidade de internação ou intercorrência hospitalar, graças a Deus a gente está mais tranquilo quanto a isso”, disse.