De acordo com o último Boletim Epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerias (SES-MG), dessa terça-feira (07/07), dos 853 municípios mineiros, 119 não registram casos da Covid-19. O município de Bertópolis ganha destaque nesse contexto. O município está na região nordeste do Vale do Mucuri, localizada a 200 km de Teófilo Otoni, possui aproximadamente 4,5 mil habitantes e um pouco mais de 427 km² de extensão territorial.
Bertópolis não apresenta nenhum caso da doença até o momento, pois desde o início da pandemia, o município investiu em ações estratégicas de saúde para tentar conter a propagação da doença. “Isso se deve aos esforços conjuntos da Secretaria Municipal de Saúde de Bertópolis com a Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni”, afirma a secretária de saúde do município, Aurora Rodrigues Bahia.
Barreiras sanitárias foram instaladas na entrada da cidade. Profissionais da área da saúde, desde o auxiliar de serviços gerais aos médicos e enfermeiros receberam cursos com os principais protocolos clínicos e as medidas adotadas no combate ao novo coronavírus. As visitas dos agentes comunitários e agentes de endemias foram mantidas, conforme orientações do Ministério da Saúde (MS), para a busca ativa por casos da doença.
Aldeia Maxakali – Os índios Maxakali fazem parte dos grupos indígenas remanescentes no Brasil. Atualmente vivem em três pequenos territórios delimitados no Vale do Mucuri, nordeste do estado de Minas Gerais. Um deles, denominado Pradinho, está localizado próximo ao município de Bertópolis.
Para um melhor enfrentamento da doença na comunidade indígena, além de uma barreira sanitária que também foi instalada na entrada da aldeia, o município criou o Comitê Covid-19 Pradinho com o objetivo de articular as ações governamentais acerca da pandemia. “Realizamos constantemente reuniões com os índios como forma de conscientizá-los da gravidade da Covid-19 e dos cuidados que devem ter”, afirmou Aurora. (Por: Assessoria de comunicação social da SRS / Teófilo Otoni).