Polícia Militar do Meio Ambiente autua proprietário de cachorro por maus tratos ao animal

0
2160

“Um cachorro da raça “chow-chow” estava amarrado por uma corda ao pescoço, sem comida nem água, em local descoberto sem abrigo para sol e chuva e exalando intenso mau cheiro”

A Polícia Militar do Meio Ambiente recebeu uma denúncia de maus tratos de animal doméstico no Bairro Palmeiras, na cidade de Teófilo Otoni. Na sexta-feira (10/07/2020), por volta das 7h da manhã, uma equipe de militares foi até o endereço citado na denúncia onde localizou nos fundos da residência um cachorro da raça “chow-chow” amarrado por uma corda ao pescoço, sem comida nem água, em local descoberto sem abrigo para sol e chuva e exalando intenso mau cheiro.

Em contato com a mãe do proprietário do cachorro, ela afirmou aos policiais que o cão já estava há mais de sete dias naquela situação e que se não fosse a intervenção dela ele já teria morrido de fome e sede, solicitando ainda aos militares do Meio Ambiente que tirassem o animal da casa, pois devido à falta de cuidados certamente morreria. Foi feito contato telefônico com o proprietário do animal, ele disse aos militares que estava na cidade de Belo Horizonte.

Mediante a infração apresentada, o proprietário do cachorro foi autuado no valor de R$ 1.855,80. Os militares acionaram funcionários da prefeitura municipal que prestam serviço no setor de zoonose, tendo comparecido ao local Mário de Assis, que recolheu o animal e levou para o canil municipal.

No Canil estavam os voluntários da ONG Ame Mais – Associação Ambiental de Proteção Animal, AMAPA, que por sua vez encaminharam o animal à Clínica Veterinária Smartdog, onde ficou sob os cuidados do médico veterinário, dr João Victor. O Comandante da 15ª Cia Meio Ambiente – Teófilo Otoni, tenente Marco Antônio, alerta – “Maus tratos a animais é crime, previsto na Lei nº 9.605/98 (lei dos crimes ambientais), com pena de 03 meses a 01 ano de detenção, além da multa administrativa”.

De acordo ainda com o § 3º da Lei 22.231/16, as despesas com assistência veterinária e demais gastos decorrentes de maus-tratos serão de responsabilidade do infrator. Polícia Militar do Meio Ambiente – Instruir, Proteger, Preservar. (Informações/Fotos: Tenente Marco Antônio / Comandante da 15ª Cia Meio Ambiente – Teófilo Otoni)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui