Foragido do presídio de Itaobim é um dos presos da Operação Xedes

0
1349

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da 16ª Delegacia de Jequitinhonha, com apoio da 3ª Delegacia Regional de Almenara, recapturou, na última sexta-feira (22/07), na Operação “Xedes”, deflagrada em Joaíma, na região do Jequitinhonha, um homem de 24 anos, foragido do Presídio de Itaobim, também na região do Jequitinhonha.

A Operação “Xedes” foi deflagrada após pouco mais de um mês de investigação, que foi operacionalizada por meio da técnica de ação controlada, que foi deferida pelo Poder Judiciário após representação da Polícia Civil e manifestação favorável do Ministério Público.

Na Operação Xedes, a PCMG prendeu em flagrante três homens, com idades entre 19 e 24 anos, uma mulher de 19 anos, e apreendeu em flagrante de ato infracional uma adolescente de 17 anos. Com eles, foram apreendidos 22 tabletes de maconha, 01 tablete de crack, 146 pedras de crack e 78 buchas de maconha, estas já embaladas e prontas para venda, e um vasilhame contendo sementes de maconha, totalizando o montante aproximado de 05 kg de substâncias entorpecentes.

Foram apreendidos, ainda, R$ 2.114,00 em espécie, uma balança de precisão e 5 aparelhos celulares. Segundo o Delegado Regional de Almenara, dr. Thiago de Carvalho Passos, parte das drogas localizadas haviam acabado de ser entregues pelos Correios, forma que ele acredita que vinha sendo utilizada pelos investigados para receberem as substâncias ilícitas de seu fornecedor, fato que deu origem ao nome da Operação “Xedes”, Sedex ao contrário.

“Um dos homens presos, que se mostrou bastante nervoso e apreensivo durante a abordagem, forneceu dados de pessoa que não era localizada no sistema policial, o que fez a equipe entender que se tratava de dados falsos. Foram feitas várias tentativas de apurar a real identificação do indivíduo, todavia sem sucesso, até que, no final da lavratura do auto de prisão em flagrante, foi possível chegar à sua verdadeira identidade, se tratando de um foragido do presídio de Itaobim, considerado de alta periculosidade, sendo apontado como mandante e executor de vários homicídios, roubos, até de disparos contra viatura policial, dentre outros crimes, o qual nos últimos anos era alvo de esforços por parte das polícias Civil e Militar na região do Jequitinhonha a fim de recapturá-lo”, disse o delegado.

O indivíduo fugiu do presídio de Itaobim no dia 25/04/2020, juntamente com outros presos, quando estavam no banho de sol. Com a ajuda de outros presos, alcançaram o telhado do presídio e saíram pelos fundos da unidade prisional. “Ultimamente, a cidade de Itaobim passou a ser palco de um conflito existente entre grupos criminosos rivais, o que tem refletido nos municípios vizinhos, sendo que a PCMG acredita que esse indivíduo preso na operação “Xedes” teria participação direta nesses eventos criminosos, de forma que sua prisão certamente contribuirá para a manutenção da paz social na cidade e região. O indivíduo possui registros da prática dos crimes de homicídio e associação criminosa”, destacou o dr. Thiago.

Ele ressalta que a operação “Xedes” e seus desdobramentos representam, certamente, um forte e contundente golpe no tráfico de drogas no Baixo e Médio Jequitinhonha, e as investigações prosseguem com vistas à responsabilização penal de todos os envolvidos e repressão qualificada a essa modalidade criminosa que fomenta os demais delitos e causa intensa perturbação social. (Informações: PCMG, dr. Thiago).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui