Polícia Civil prende trio suspeito de praticar estelionato em Almenara

0
648
Três homens com idades entre 18 e 42 anos, oriundos de São Paulo, são investigados pelo crime de estelionato aplicado por meio do golpe do falso curso profissionalizante

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Almenara, com foco na repressão aos crimes de estelionato, prendeu em flagrante, no sábado (13/08), três homens, com idade entre 18 e 42 anos, pela prática dos crimes de estelionato e associação criminosa em Almenara, no Vale do Jequitinhonha.

Segundo a Polícia Civil, foi apurado que, o trio, do Estado de São Paulo, seria responsável por aplicar o golpe do falso curso profissionalizante, modalidade criminosa já registrada, que vem ocorrendo de forma corriqueira no Vale do Jequitinhonha, assim como em outros lugares do Estado e do país. Desde o fim do mês passado, quando semelhante golpe foi aplicado na cidade, a equipe da PCMG passou a colher informações sobre situações semelhantes, visando a repressão a tais atos delituosos.

No sábado (13), pela manhã, a PCMG recebeu informações de que os indivíduos vinham tentando captar crianças e adolescentes, por meio de redes sociais e palestras em instituições de ensino. “Assim, as diligências necessárias para a coleta dos elementos foram imediatamente realizadas, de forma a garantir a produção dos elementos de prova. Conforme verificado, após o aliciamento, as vítimas eram convidadas a participar de uma palestra, por meio da qual eram apresentadas aos cursos e às plataformas oferecidas”, explicou o Delegado Regional de Almenara, dr. Thiago Passos.

Os suspeitos informavam que a capacitação era gratuita, mas, seria necessário adquirir o material técnico pedagógico pelo valor, no boleto bancário, de 12x R$ 120,00 para o curso profissionalizante e 18x R$ 149,90 para o curso técnico. Se o pagamento fosse realizado no cartão, o que dificultaria o cancelamento por parte das vítimas, o valor sairia pela metade do preço.

A Polícia Civil colheu indícios de que os suspeitos, nos últimos dias, teriam passado por inúmeras cidades, inclusive outras do Baixo e também do Médio Jequitinhonha, e que a associação criminosa também vinha atuando, possivelmente, até em outros estados. Para a condução do inquérito policial, a equipe da PCMG apreendeu vasto material, composto por contratos, crachás, máquinas de cartão de crédito e celulares utilizados nas transações.

“Também, após a realização de busca no veículo, foi encontrada porção de entorpecentes. De acordo com os elementos, o trio teria adquirido o material ilícito na cidade de Itaobim. Foi verificada ainda, a existência de diversos registros de ocorrência em várias cidades com os nomes das empresas, CNPJ, números de telefone e, inclusive, com o nome de possível mentora da associação criminosa, que estaria respondendo a ação penal referente ao crime de estelionato”.

Os suspeitos foram autuados em flagrante e encaminhados ao sistema prisional, ficando à disposição da justiça. O delegado informa que, as investigações prosseguem com vistas à completa elucidação dos fatos e responsabilização penal dos envolvidos, e também para a recuperação dos ativos obtidos indevidamente das vítimas.

Polícia Civil de Minas Gerais: Mais próxima de você.

Instagram: @pcmg.oficial

Facebook: @pcmgoficial

Twitter: @pcmgoficial

YouTube: @pcmgoficial

www.policiacivil.mg.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui