Palestra de Juliana Lemes destaca o Projeto MLV no 16º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em São Paulo

0
392
Juliana Lemes da Cruz.
Doutoranda em Política Social – UFF.
Pesquisadora GEPAF/UFVJM.
Coordenadora do Projeto MLV.
Contato: julianalemes@id.uff.br

Na sexta feira, 09 de setembro, Juliana Lemes, idealizadora do Projeto Mulher Livre de Violência (MLV), doutoranda em Política Social e policial militar componente da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), do 19º Batalhão de Teófilo Otoni, realizou palestra em uma das mesas de encerramento dos quatro dias de atividades que marcaram o 16º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que na etapa presencial, realizou-se na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), na capital paulista.

Participantes da Mesa de Debates após palestras

Na ocasião, representando o Projeto MLV, Juliana realizou a exposição das estratégias adotadas no âmbito da iniciativa, que foi premiada com o Selo FBSP de Práticas Inovadoras no enfrentamento à violência contra meninas e mulheres – 2019. O MLV nasceu no município de Teófilo Otoni no ano de 2016, com o objetivo de prevenir a violência doméstica contra meninas e mulheres pela via do empoderamento feminino e autonomia econômica. Sob esses dois eixos, começou sua atuação junto às mulheres da comunidade rural do Cedro, realizando, para tanto, palestras, rodas de conversa e dinâmicas de grupo, além de oficinas de artesanato criativo, onde o principal insumo é o tecido das fardas doadas por policiais e bombeiros militares de Minas Gerais. No ano de 2022, o MLV tem sido expandido, alcançando, até o momento, os municípios circunvizinhos de Ataléia, Catuji, Frei Gaspar, Ouro Verde de Minas e Padre Paraíso.

O 16º Encontro do FBSP contou com a participação de nomes que protagonizam o debate técnico e científico sobre o campo da segurança pública de renomadas universidades e instituições privadas e não governamentais do país. A programação iniciou-se no dia 05 de setembro, segunda feira, com a apresentação virtual de trabalhos e salas temáticas de discussão, que se estenderam até o final do dia 06. Nos dias 08 e 09, as atividades foram presenciais, contando com a apresentação inicial de oito experiências premiadas com o Selo FBSP de práticas inovadoras, além de cinco mesas de debate.

A mesa moderada por Ana Fontes, do Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME) e intitulada: “Geração de renda: um caminho para o enfrentamento à violência contra mulheres” foi composta pelas palestrantes Daniela Grelin, diretora do Instituto AVON; Sílvia Chakian, promotora de justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP); e Juliana Lemes, policial militar de Minas Gerais, idealizadora do Projeto MLV.

Durante a exposição das palestrantes houve intervenção do público que acompanhava o debate, dentre os quais, a senhora Eva Blay, notável professora, ativista pelo direito das mulheres e ex-senadora da República (1992 – 1995); o senhor tenente coronel PM Murilo Ferreira, presidente do Instituto Brasileiro de Estudos de Direito Militar, Inbradim; o senhor capitão Pedro Paulo, representante da Diretoria de Operações da PMMG; a senhora capitã Gabriela Jácome, da Polícia Militar da Paraíba e uma das ganhadoras do Selo FBSP de práticas inovadoras 2022; além de outros profissionais e pesquisadores associados à segurança pública de distintos estados do país. O Encontro foi finalizado com um coquetel de encerramento para convidados, onde aconteceu a cerimônia de premiação das iniciativas vencedoras do Selo FBSP 2022.

Site do FBSP com informações complementares: https://encontro.forumseguranca.org.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui