A Polícia Militar desencadeou uma operação, na manhã de sábado (15/10), na cidade de Itinga, para o cumprimento de mandado de busca e apreensão, expedido pelo Juiz de Direito da comarca de Araçuaí, tendo como objetivo a prevenção e repressão qualificada do crime de tráfico ilícito de entorpecentes, e também de porte ilegal de arma de fogo. Os militares chegaram à localidade de Água Fria, zona rural da cidade, no sitio do alvo do mandado, C.A.O.S., quando iniciava uma “rinha de pássaros”, com alguns em luta, e outros presos em gaiolas, e no local tinham aproximadamente 50 pessoas.
Na operação foram apreendidos: 02 pistolas Taurus, uma calibre 40 e outra 9mm, 01 espingarda polveira, 11 munições calibre 40 e 03 calibre 9mm, 03 carregadores de pistolas Taurus, 27 pinos mais 01 porção de cocaína, 02 pedras de crack, 02 balanças de precisão. Foram apreendidos ainda 524 pássaros, 12 gaiolas, 211 carregadores de pássaros e R$ 2.900,00 em espécie. Foram presas 45 pessoas. Não foi passado valor exato da multa aplicada, mas a estimativa da PM é que ultrapasse um milhão de reais.
Segundo a PM, 03 pessoas foram conduzidas à delegacia de Polícia Civil em Pedra Azul, por tráfico de drogas, porte e posse de arma de fogo de uso permitido. O restante foi encaminhado em um ônibus para o Quartel PM em Itinga, onde todos permaneceram até o término da assinatura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Os pássaros, canários e outras espécies, foram entregues ao IEF para soltura em local apropriado. Equipes: militares de Araçuaí, Itaobim e Itinga. Apoio: militares do Meio Ambiente, equipe de inteligência PM. (Informações/Fotos: assessoria de comunicação do 70º BPM, Araçuaí).