Cabeça d´água assusta moradores do Distrito de Pedro Versiani

0
484

Teófilo Otoni – Os moradores do Distrito de Pedro Versiani, no município de Teófilo Otoni, foram surpreendidos, ao final da tarde desta quinta-feira (01/12), com uma cabeça d´água na localidade, causando transtornos e medos. Muita água e lama invadiram as ruas e algumas residências. Através de vídeos que circularam nas redes sociais foi possível perceber o grande volume de água e lama que atravessaram o distrito, deixando um rastro de destruição.

O tenente Alonso do Corpo de Bombeiros disse que, “provavelmente choveu bastante e o sistema de escoamento não deu conta, o que provocou o alagamento. A cabeça d’água pode ser entendida como um fenômeno meteorológico causado pelo aumento rápido e repentino do nível de água em rios. Ela ocorre quando uma grande quantidade de chuva cai em partes superiores de uma cachoeira ou ao longo de um curso d’água”, explicou.

O coordenador da defesa civil municipal, Luiz Gomes Ferreira disse que, assim que soube do alagamento em Pedro Versiani, foi imediatamente pra lá, com todos os secretários municipais e suas equipes, para atendimento imediato às famílias atingidas. “As casas que foram inundadas, o pessoal já está sendo retirado, está indo para um abrigo provisório, com toda estrutura que a prefeitura está oferecendo aqui” disse Luiz.

A prefeitura enviou máquinas pesadas para o local, para a retirada de materiais que foram arrastados pelas águas. O prefeito Daniel Sucupira acompanhou de perto os trabalhos junto com seus secretários e demais servidores da prefeitura. “As maquinas nesse momento já desobstruíram o principal ponto que proporcionou parte do alagamento, devido a esse volume de material que chegou logo aqui na saída da água”, disse.

Sucupira informou que um caminhão pipa estava no local para fazer a limpeza, e caçamba para retirar toda sujeira. E nesta sexta-feira, uma equipe com mais de 50 pessoas vai ao distrito para fazer uma limpeza geral. “A prefeitura já prestou a assistência e as pessoas estão encaminhadas para dormirem em paz na noite de hoje”.

A secretária de Assistência Social, Maria Helena Costa Salim, informou que foi prestado rapidamente o atendimento aos moradores atingidos, foi criado um abrigo na localidade, e foram levados colchões, materiais de limpeza, alimentos para passar a noite, e outros itens de primeira necessidade.

O secretário Lucas Miglio disse que, quando chegou ao local, as casas ainda estavam sendo inundadas. “Nós demos toda assistência às pessoas. O Corpo de Bombeiros veio junto com a gente. Não foi rompida nenhuma barragem, mas foi sim uma cabeça d´água, uma chuva muito forte na cabeceira do rio que inundou o distrito”, disse.

O secretário do Meio Ambiente, Lucas Ribeiro foi ao local acompanhado de uma equipe técnica, uma engenheira ambiental e sanitarista e um engenheiro hídrico, para identificar o que teria ocorrido. “Através de um parecer técnico do Corpo de Bombeiros, tivemos a notícia que seria uma tromba d´água. E por isso, acabou ocasionando essa situação aqui”. (Imagens: Divulgação).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui