Presídio de Teófilo Otoni tem 37 detentos testados positivos para a Covid-19 (Coronavírus)

0
2644
Na segunda-feira (20/07/2020), foram feitos testes em mais de 260 detentos do pavilhão 3 do presídio de Teófilo Otoni, 37 testaram positivo para a Covid-19

Na sexta-feira (17/07), o presidente da Comissão Carcerária da 28ª Subseção da OAB/MG – Teófilo Otoni, dr. Alonso Andrade confirmou à nossa reportagem que, um detento que estava no pavilhão 3, testou positivo para a Covid-19 no teste rápido, e estava aguardando a contraprova de exame laboratorial feito em Belo Horizonte. Que, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde, foi feito o isolamento do ambiente e todas as pessoas que tiveram contato com ele estavam separadas.

Dr. Alonso informou que, no domingo (19), uma comissão carcerária foi encaminhada ao presídio, representada pela dra. Daiane e o dr. Patrick, que iniciaram os trabalhos juntamente com o diretor que acaba de assumir a unidade prisional, Wederson, que veio de Novo Cruzeiro. disse que o diretor regional da 15ª RISP, Oséas Chaves também esteve no presídio com sua equipe. A comissão carcerária foi avaliar a real situação, juntamente com os responsáveis pela unidade.

O advogado informa às famílias dos detentos que foram feitas as testagens em massa, na segunda-feira (20/07), como ele já havia adiantado na última sexta-feira que seriam feitos. Disse que, no pavilhão 3, onde estão alocados mais de 260 detentos, todos fizeram exames e 37 testaram positivo. Esses 37 foram alocados em celas isoladas (celas 10 e 11). A cela 9 foi esvaziada pra manter o distanciamento necessário, evitando proliferação da doença. Os demais presos do pavilhão que não tiveram o teste positivo ficaram alojados nas celas de 01 a 08.

O dr. Alonso Andrade tranquiliza as famílias dos detentos, informando que todos os 37 estão assintomáticos, não precisaram de internação, já foram medicados preventivamente pela equipe de saúde disponibilizada pela prefeitura, coordenada pelo médico, dr. Vinícius Chalub. “Já foram tomadas todas as medidas de prevenção, de cuidado, de atenção médica a essas pessoas. Quero trazer aqui uma mensagem para as famílias que neste momento se encontram em desespero, muitas vezes por falta de notícias, uma preocupação com seus entes queridos que estão ali segregados, que hoje já estão sendo iniciados os testes para implementação da visita virtual”.

Disse que a comissão carcerária está buscando em conjunto, propiciar às famílias verem seus parentes detidos ainda que de maneira virtual. “Estamos engajados a contribuir juntamente com a unidade, com a defensoria pública, para podermos propiciar uma harmonia melhor para se gerir toda essa situação entre os segregados, servidores e familiares”, concluiu. (Foto: Divulgação).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui