15ª Cia PM RV: 280 veículos apreendidos somente em fevereiro de 2023

0
406

Alto índice de remoções de veículos em fevereiro preocupa a Polícia Militar Rodoviária

Apenas no mês de fevereiro de 2023 a 15ª Companhia da Polícia Militar Rodoviária removeu 280 veículos, uma média de 10 por dia, segundo o tenente Reinaldo Martins, situação que gera preocupação e a necessidade de renovar as orientações, que vem sendo feitas desde o ano passado, mesmo antes do Detran publicar a data de exigência do licenciamento ano 2022.

“Não temos a menor pretensão de remover veículos e gerar autuações, pois sabemos da importância deles para a população, inclusive muitas pessoas dependem do veículo como forma de trabalho para sustentarem as suas famílias e quando são removidos, além de comprometer a vida diária do cidadão, aumentarão os seus gastos com guincho, diária de pátio e o valor da multa. Ocorre que a lei determina que os veículos não licenciados devidamente, devem ser removidos”, explicou o tenente.

Ele ressalta que as remoções tem ocorrido por questões diversas. Muitos proprietários realmente não quitaram os tributos IPVA e taxa de licenciamento referentes ao ano 2022. Alguns realizaram o pagamento, mas devido a existência de multas, problemas com recall ou transferência, além de outras pendências que impedem o licenciamento, o veículo não é regularizado.

Disse que tem sido bastante comum os proprietários trafegarem com os comprovantes de pagamento, sem antes consultarem no sistema Detran o ano do último licenciamento. “Relembramos que o agente de trânsito não fiscaliza comprovantes, apenas o ano do licenciamento que atualmente está sendo exigido no mínimo ano 2022. Mesmo estando tudo pago o veículo será removido caso não esteja licenciando ano 2022”, alertou.

O tenente até pede desculpas, segundo ele, por ser repetitivo, mas continua sugerindo aqueles que ainda não estão de posse do documento ano 2022, que antes de saírem de casa com os seus veículos, acessem o site do Detran e confirmem se não existem pendências, uma vez que atualmente o Detran não envia o CRLV nas residências, podendo o proprietário realizar a impressão em casa ou baixá-lo no formato digital do aparelho celular, desde que esteja devidamente licenciado.

Em relação a documentação ano 2023, apesar de alguns estados publicarem o vencimento do IPVA, o licenciamento ano 2023 ainda não está sendo exigido, o que deve acontecer apenas no segundo semestre deste ano. (Informações/Fotos: tenente Reinaldo Martins, comandante do 1º Pelotão da 15ª Cia PM Rv).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui