“Sozinhas, vamos bem. Juntas, caminhamos melhor”: Projeto MLV chega à Ladainha

0
294
Juliana Lemes da Cruz.
Doutoranda em Política Social – UFF.
Pesquisadora GEPAF/UFVJM.
Coordenadora do Projeto MLV.
Contato: julianalemes@id.uff.br

Na quinta feira, 09 de março, realizou-se no salão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ladainha/MG, o Encontro das Mulheres para a celebração do Dia Internacional das Mulheres e da Reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O momento contou com a participação de Juliana Lemes, idealizadora do premiado Projeto Mulher Livre de Violência, criado no município de Teófilo Otoni/MG, no ano de 2016. O evento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Ladainha e do Conselho da Mulher.

O momento foi marcado por contribuições emocionadas de inúmeras participantes em razão das provocações feitas sobre a condição de vida das mulheres e a violência doméstica que as alcança, especialmente aquelas residentes em comunidades rurais. Como destaques no encontro: acolhimento das mulheres; produtos artesanais como geração de renda; o trabalho conjunto; a roda de conversa ativa; o protagonismo das mulheres; e a reativação do Conselho da Mulher.

O Projeto MLV realizará outros encontros junto ao grupo para realização de oficina sobre elementos básicos da estratégia, com o objetivo de sua replicação em Ladainha. A iniciativa deve contar com a condução conjunta de Natália, presidente do CMDM; Luana, secretária de Assistência Social; e Ilda, liderança do STTR de Ladainha.

ACOLHIMENTO – O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ladainha tem uma sala exclusiva para as mulheres que precisam conversar, de ajuda ou orientação. Diante das notícias mais recentes sobre o alto grau de violência contra as mulheres, contar com espaços de apoio às mulheres é de se parabenizar, dada a sensibilidade da iniciativa.

PRODUTOS ARTESANAIS – A comercialização de produtos como biscoitos, doces, bebidas e queijos representam a geração de renda da mulher rural. Elemento essencial para a autonomia econômica delas, um dos pilares que o Projeto MLV trabalha, no sentido da prevenção da violência contra meninas e mulheres.

TRABALHO CONJUNTO – As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho dos Direitos da Mulher e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ladainha demonstraram capacidade de mobilização e sucesso de participação das mulheres residentes nas áreas rurais do município. Ladainha possui a maioria de sua população residente na extensa zona rural.

RODA DE CONVERSA ATIVA – As meninas e mulheres partilharam vivências e trocaram ideias sobre a vida das mulheres e seus desafios nos diferentes espaços da sociedade. O momento rendeu reflexões e boas gargalhadas.

PROTAGONISMO DAS MULHERES – Mulheres planejam, organizam e desenvolvem atividades para o fortalecimento, descoberta ou resgate da autonomia de meninas e mulheres. Isso pode ser constatado quando se desafiam ao trabalhar juntas, fortalecendo grupos de apoio e as iniciativas que idealizam.

CONSELHO DA MULHER [REATIVADO] – “A [re]ativação de um Conselho de Direitos da Mulher é um indicativo da existência do potencial transformador da condição de vida das mulheres para melhor. Ladainha é um dos poucos municípios da região que tem um CMDM ativo. Exemplo positivo a ser seguido em municípios que ainda não perceberam a importância desse instrumento”. (Juliana Lemes, idealizadora do Projeto MLV – @projetomlv).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui