Colunista do Jornal Diário Tribuna foi eleita membro do Conselho do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2022 – 2024)

0
598
Aconteceu na segunda quinzena do mês de março, em São Paulo/SP, a reunião do Conselho do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), com recepção dos novos membros, eleitos no final de 2022. Dentre os quais, Juliana Lemes, colunista do Jornal Diário Tribuna desde 2019
Diretores e Conselheiros do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
Da esquerda para a direita: Em pé
– Roberto Uchôa; Edson Ramos; Samira Bueno;
David Marques; Juliana Martins; Daniel Cerqueira; Denice Santiago; Cássio Rosa;
Juliana Lemes; Lívio Rocha. Sentados – Rodrigo Alvarez (facilitador, da Mobiliza);
Patrícia Nogueira; Arthur Trindade; Paula Poncioni; Elizabeth Leeds; Renato Sérgio
de Lima; e Marlene Spaniol

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma organização da sociedade civil, reconhecida pela excelência nos estudos sobre segurança pública e criminalidade no Brasil, e que publica o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, referência para formulação de políticas públicas desde o nível local ao nacional. “A finalidade do encontro foi traçar as novas metas e objetivos da entidade, que se propõe a colaborar para que a segurança pública seja efetivada como um direito dos cidadãos brasileiros, por meio da produção de dados e informações que tenham impacto no debate sobre os temas relacionados à área” (@forumseguranca).

A ocupação de uma das cadeiras do conselho de administração do FBSP representa a oportunidade de participar das decisões e estreitar alianças que permitirão o acesso ao que há de mais atual no Brasil sobre Segurança Pública, por meio do seleto grupo de pesquisadores e profissionais que dedicam seus esforços na produção de documentos técnicos baseados em evidências sobre a realidade da segurança pública do país. Trata-se de pesquisadores de renomadas universidades do Brasil com atuação sobre a área, além de membros das polícias Federal, e Rodoviária Federal, civis, militares e penais dos estados, e Guardas Municipais.

Juliana integra os quadros da segurança pública mineira há quase 13 anos e tem relevantes serviços prestados enquanto profissional da área, especialmente associada à grande área dos estudos sobre “violência contra as mulheres”, bem como, dispõe de experiência de campo em razão, tanto da profissão (policial), quanto da iniciativa que idealizou e implementou em parceria com algumas instituições junto às meninas e mulheres de municípios de sua região, o Projeto Mulher Livre de Violência.

O Fórum foi criado em 2004 e é presidido por Renato Sérgio de Lima. Tem Samira Bueno como diretora executiva, Juliana Martins como coordenadora institucional e David Marques como coordenador de projetos. Compõem o Conselho de Administração os seguintes:

Presidente: Cássio Rosa, policial civil do Distrito Federal aposentado, perito judicial do TJDFT, professor PC, PM e Força Nacional, assistente técnico e consultor, colaborador Senasp, atuante na área de criminalística.

Presidente de honra: Elizabeth Leeds, nascida em Worcester, Massachusetts, Estados Unidos, é co-fundadora do FBSP. Atua como pesquisadora Associada no Centro de Estudos Internacionais do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). “Como membro do programa da Fundação Ford para governança e sociedade civil no Brasil, entre 1997 e 2003, desenvolveu uma iniciativa de policiamento democrático” (Fiocruz.br).

Conselheiros policiais: 1. Alexandre Rocha – policial civil no Distrito Federal, doutor (UNB), diretor adjunto da unidade de estatística e análise criminal da PCDF. Pesquisador nas áreas de segurança pública, violência e organizações policiais; 2. Denice Santiago: Major da Polícia Militar da Bahia, doutoranda, fundadora da Ronda Maria da Penha; 3. Juliana Lemes: Cabo da Polícia Militar de Minas Gerais, doutoranda, idealizadora do Projeto MLV; 4. Marlene Spaniol: Capitã da reserva remunerada da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, pesquisadora, pós-doutoranda PUCRS; 5. Roberto Uchôa: Policial Federal (RJ), mestre e pesquisador do mercado de armas de fogo no Brasil.

Conselheiros civis: 1. Arthur Trindade: Professor da UNB, doutor, ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal; 2. Daniel Cerqueira: Especialista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, professor doutor e pesquisador do campo da segurança pública; 3. Edson Ramos: Professor doutor na Universidade Federal do Pará, pesquisador do campo da segurança pública; 4. Paula Poncioni: Professora, pós-doutora pela UNB/ Kings College, Londres; e editora-chefe da Revista Brasileira de Segurança Pública;

Compõem o Conselho Fiscal:1. Lívio Rocha: Policial Civil em São Paulo; doutorando, pesquisador e consultor do campo da segurança pública; e 2. Patrícia Nogueira: Diretora de operações globais na Vital Strategies, mestre (FGV), com experiência em organizações não-governamentais. (Imagens: @joelsilvaretratos / arquivo do Conselho FBSP; Fonte: https://forumseguranca.org.br/).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui