Polícia Civil prende ex-vice-prefeito de Jacinto na 2ª fase da Operação Ambitus

0
457

A Polícia Civil continua o combate à exploração sexual de crianças, na região do Baixo Jequitinhonha

A 2ª fase da Operação Ambitus continua a combater a exploração sexual de crianças, na região do Baixo Jequitinhonha e cumpre mais um mandado de prisão preventiva, desta vez, contra o ex-vice-prefeito, de Jacinto. Equipes da Polícia Civil já haviam cumprido três prisões, incluindo de dois vereadores, e quatro mandados de busca e apreensão em repressão ao esquema criminoso, na primeira fase da operação, dia 22 de março de 2023.

Assim, em continuidade aos trabalhos investigativos, na quarta-feira (12/04), foi cumprido mais um mandado de prisão preventiva, contra o ex-vice-prefeito de Jacinto, de 56 anos, que também já foi presidente da Câmara dos Vereadores, da referida cidade. Nesta mesma oportunidade, também foi apreendida uma arma de fogo ilegal na fazenda dele, localizada na zona rural de Jacinto.

A operação Ambitus visa desarticular um esquema criminoso de prática de extorsão, exploração sexual de criança e adolescente, corrupção de menores e pedofilia em redes sociais. Na ação, dois vereadores da cidade, de 46 e 51 anos, o ex-vice-prefeito de Jacinto, e um terceiro suspeito, de 42, foram presos preventivamente. Os policiais civis também cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos alvos.

De acordo com o delegado Diogo Quaresma, titular da Delegacia de Polícia Civil em Jacinto, as investigações começaram há um mês, a partir de uma denúncia anônima. “Segundo apurado, um dos vereadores teria coagido uma adolescente de 15 anos a gravar uma videochamada com conteúdo sexual com seu adversário político, também vereador do município. A partir daí, o primeiro começou a extorquir o adversário e publicou o vídeo em diversas redes sociais. Tais fatos foram motivados pela disputa de votos, na última eleição do presidente da Câmara de Vereadores de Jacinto”, detalha.

Diversos materiais foram arrecadados durante as buscas domiciliares, como celulares, computadores e pen drives. Destarte, o delegado titular de Jacinto, dr. Diogo Quaresma, conclui as investigações relatando o inquérito policial em riste e indiciando os suspeitos, por diversos crimes, dentre eles: extorsão (art.158, do CP), favorecimento a prostituição (art.218-B, do CP), corrupção de menores (art.244-B, do ECA) e distribuição de cena de sexo envolvendo adolescente (art.241-A, do CP).

Quaresma ainda acrescenta que o trabalho investigativo apontou que outro homem, sem participação no meio político, mas com registros policiais por tráfico de drogas, estaria explorando sexualmente a jovem, inclusive realizando viagens com ela. “Diante da gravidade dos fatos, representamos por medidas cautelares pessoais e probatórias contra os quatro investigados, os quais tiveram as prisões preventivas decretadas pelo Poder Judiciário”, pontua ao informar que os suspeitos já estão à disposição da Justiça no sistema prisional.

A operação foi desencadeada pela delegacia em Jacinto e contou com apoio da equipe da Delegacia Regional de Almenara, coordenada pela delegada regional, dra. Danielle Araújo de Souza e pelo delegado, dr. Fernando Varella. (Informações/Fotos: PCMG).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui