OAB-MG realiza primeiro Colégio Regional de Dirigentes da gestão em Teófilo Otoni

0
493

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mineira, por meio da Diretoria de Interiorização, está realizando uma série de encontros com presidentes e diretores de subseções de todo o estado. O primeiro Colégio Regional de Dirigentes da OAB-MG, Gestão 2022-2024, aconteceu na sexta-feira (14/04/23), em Teófilo Otoni e reuniu 82 participantes das regiões do Vale do Mucuri e parte do Jequitinhonha, buscando maior aproximação da seccional com a advocacia do interior para entender as demandas e trabalhar na solução dos problemas enfrentados no dia a dia da profissão.

Os colégios regionais consolidam os pilares da gestão de inovação, inclusão e avanço em prol da advocacia mineira. O presidente da Ordem de Minas, dr. Sérgio Leonardo, anunciou que, em breve, será reaberta a lista para inscrição da advocacia dativa e lançada a nova tabela de honorários advocatícios atualizada, além da criação e instalação de uma cooperativa de crédito exclusiva para a advocacia. Falou do trabalho de defesa das prerrogativas realizado pela OAB-MG. “Temos o maior e mais eficiente sistema de prerrogativas de defesa dos direitos da advocacia do país”, afirmou.

Dr. Sérgio destacou a revolução que está fazendo na ESA-MG com a disponibilização de cursos de pós-graduação com preços acessíveis e realização de cursos por meio de uma estrutura dinâmica e moderna, oferecendo educação de qualidade voltada para o aperfeiçoamento profissional. Ressaltou o trabalho realizado pela CAA/MG com a ampliação dos benefícios e auxílios para a advocacia e a programação da realização do maior JAM – Jogos da Advocacia Mineira de todos os tempos.

O dr. Sérgio permaneceu durante todo o evento e disse que o saldo foi bastante positivo. “Nós fizemos um evento com 16 Subseções dos vales do Mucuri e Jequitinhonha, e tivemos a oportunidade de ouvir os representantes da advocacia dessa região do Estado, para transformar o discurso de uma OAB de portas abertas e participativa em verdade. Pudemos trocar muitas experiências, ouvir reclamações, críticas, demandas, e fizemos todos os encaminhamentos de forma muito produtiva e eficiente para atender os anseios da advocacia”. Disse que vai seguir com esse trabalho para inovar, incluir e avançar, em favor da advocacia e da sociedade em Minas.

“Estamos aqui para sermos demandados pelas subseções, para ouvir os dirigentes. Venham somar com a gente para que possamos inovar, incluir e avançar”, afirmou o diretor de interiorização, dr. Bernardo Brant. O evento iniciou com a palestra motivacional “Mitos e Verdades sobre Motivação” ministrada por Alan Procópio. Em seguida, o tema das prerrogativas da advocacia foi tratado pelo conselheiro seccional e delegado de prerrogativas, Adilson Rocha.

Os dirigentes de subseções debateram sobre temas como pagamento de dativos e precatórios, comarca sem juiz e dificuldade na realização de sustentação oral telepresencial no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, prerrogativas da advocacia desrespeitadas, estrutura precária de parlatório e presídio desativado, construção de sede própria para a OAB local e capacitação de pessoal, promoção de campanha de boas práticas de cobrança e contra o aviltamento de honorários, piso da advocacia, disponibilização de programa de gestão de escritório e ferramenta de pesquisa de jurisprudência, entre outros.

A presidente da Subseção de Teófilo Otoni, anfitriã do evento, dra. Beatriz Cicci Neves, deu as boas-vindas a todos e disse que, é uma alegria esse primeiro encontro dos dirigentes ter sido sediado em Teófilo Otoni. “Temos que continuar pedindo, porque é a seccional que pode nos atender. Teremos a escuta das demandas para buscar soluções”, disse. Teófilo Otoni recebeu a diretoria de 16 Subseções: Águas Formosas, Almenara, Araçuaí, Capelinha, Carlos Chagas, Itamarandiba, Itambacuri, Jacinto, Jequitinhonha, Medina, Minas Novas, Nanuque, Novo Cruzeiro, Pedra Azul, Teófilo Otoni e Turmalina, a diretoria de Belo Horizonte, assessores e a equipe de apoio. “Foi muito importante porque, além dos esclarecimentos do presidente da diretoria, todas as Subseções puderam colocar as suas demandas para a busca de soluções. Foi um marco para a nossa região”, disse a dra Beatriz.

Dr. Giuliano Almada, 1º Secretário da Caixa de Assistência dos Advogados/MG, representou o presidente da Caixa, dr. Gustavo Chalfun, parabenizou ao dr. Sérgio e toda a diretoria, aos diretores de interiorização, pelo brilhante evento que aconteceu em Teófilo Otoni, e que vem acontecendo em toda Minas Gerais. “Digo isso porque entendo que, como ex-presidente que sou, essa questão do Sistema OAB/Caixa, para todos os dirigentes, é de extrema relevância. Primeiro, porque a gente sai daqui enquanto dirigente com gás renovado, com a alma limpa, de receber informação, saber que o Sistema OAB/Caixa está à disposição dos dirigentes, da advocacia mineira, para proporcionar dignidade, respeito e carinho a toda advocacia mineira, em qualquer lugar que ela esteja nesse Estado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui