Prefeito de Ladainha, Reled Maikel, secretários e vereadores participam do lançamento do projeto logístico da ferrovia Bahia-Minas, em Caravelas/BA

0
637
O prefeito Reled Maikel levou uma comitiva de aproximadamente 30
pessoas, devido à importância desse momento para Ladainha e região

O prefeito de Ladainha, Reled Maikel com uma comitiva incluindo secretários municipais e vereadores, participaram no sábado e domingo (29 e 30/04/2023), da cerimônia de lançamento do Projeto Logístico Caravelas – Ferrovia Bahia e Minas – na cidade de Caravelas, Bahia. No sábado, foi realizada uma festa para receber os convidados e público em geral, às 20h, na praça principal da cidade.

No domingo, foi realizada a solenidade para assinatura do contrato de adesão e lançamento do marco inicial do projeto logístico, às 10h, na praça principal de Ponta de Areia, distrito de Caravelas. O evento contou ainda com a presença de vários prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores dos vales do Mucuri e Jequitinhonha, representantes de empresas e sociedade civil, representantes dos governadores de Minas, Romeu Zema, e da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

A Ferrovia Bahia-Minas se estende de Caravelas, no Sul da Bahia até Araçuaí, Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, numa extensão de 578 quilômetros, com a possibilidade de implementação de ramais para acesso à Teixeira de Freitas/BA (32,35 km) e a fábrica da Suzano, em Itabatã, Distrito de Mucuri/BA (16,5 km). Dos 578 quilômetros de extensão, 400 estão em território mineiro. O trecho que liga os dois estados via trilhos será reativado após 57 anos da sua extinção. Num primeiro momento, o transporte de carga terá prioridade, e posteriormente será avaliada a implantação do transporte de passageiros.

A autorização para construir uma nova ferrovia ligando Caravelas/BA a Araçuaí/ MG, foi publicada na terça-feira (07/02/23), no Diário Oficial da União. O projeto, que tem um investimento de cerca de R$ 20 bilhões, será administrado pela MTC Multimodal Caravelas. O prefeito Reled Maikel, já havia recebido em Ladainha, juntamente com vereadores, secretários, pessoas ligadas à antiga estrada de ferro Bahia-Minas, e demais convidados, o diretor da MTC Multimodal Caravelas, Fernando Viana Cabral e o ex-deputado estadual e consultor da MTC, João Leite, para apresentação do projeto e tirar dúvidas sobre a nova ferrovia.

Prefeito Reled Maikel com vereadores de Ladainha, que participaram desse
importante momento para a cidade e região
Pronunciamento do prefeito de Ladainha, Reled Maikel, em Caravelas

“É um prazer estar aqui, receber esse convite tão importante, nesse momento histórico que está começando a tornar um sonho em realidade. Agradeço ao prefeito Silvio por essa maravilhosa recepção, ao deputado Jean Freire, ao ex-deputado João Leite e ao Professor Cabral que já estiveram lá em nosso município e fizeram uma reunião muito importante, juntamente com nossos vereadores que eu fiz questão de trazê-los. São 07 vereadores aqui presentes, secretários, nossa comitiva de aproximadamente 30 pessoas, porque esse é um momento muito importante, não só para Ladainha, mas para toda nossa região.

Quero saudar, através do Sílvio, todos os colegas prefeitos que se fazem presentes e dão a importância que é necessária para esse evento. Ladainha quase acabou junto com a Bahiminas, há 57 anos. E digo a vocês que Ladainha ainda não se recuperou desse baque da perda da Bahiminas. Ladainha é o 5º município mais carente do Estado de Minas Gerais. Nós, no ranking do IDH, dos 853 municípios, estamos em 848º lugar, e eu tenho certeza, muitos benefícios irão trazer a Bahiminas. Os vereadores estão aqui presentes participando de todos os detalhes, e se Deus quiser em breve estaremos votando a aprovação para essa passagem da Bahiminas em ladainha, por sabermos que, além dos trilhos, vai levar muito emprego e renda para nossa região. E é isso que nós estamos precisando, melhorar a vida das pessoas, diminuir as desigualdades. Nós estamos juntos por essa causa, porque, juntos, somos sempre mais fortes”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui