Teófilo Otoni sedia o VI Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa

0
170

O controle e redução da violência e criminalidade nos municípios próximos à divisa dos estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo é um desafio e objetivo priorizado pelos órgãos de segurança pública desses estados. Nesse contexto, fez-se necessário que os gestores das Polícias Militares dos referidos estados buscassem novas técnicas de enfrentamento à criminalidade com intuito de reduzir o índice de ações delituosas.

Dentre as estratégias adotadas, surgiu o Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa, envolvendo a Polícia Militar de Minas Gerais, a Polícia Militar da Bahia e a Polícia Militar do Espírito Santo, buscando restabelecer estratégias eficazes para conter os índices criminais nas regiões de divisa. Destaca-se que o foco central do evento é promover a integração das forças de segurança pública que atuam nas divisas territoriais dos Estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, considerando que estes possuem quase 300 municípios situados na área de divisa.

Com o tema “Inteligência Integrativa”, o VI Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa foi realizado nos dias 21 e 22 de novembro de 2023, em Teófilo Otoni, Minas Gerais, tendo como palco as instalações da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

O encontro busca realçar a importância da capacidade de integrar e aplicar conhecimentos, habilidades e insights de diversas áreas do saber no enfrentamento aos desafios impostos pela complexidade da criminalidade. Deste modo, proporcionou um espaço para a troca de experiências e a construção conjunta de soluções inovadoras para lidar com diferentes cenários, considerando a participação de renomados especialistas em segurança pública, inteligência e combate ao crime que compuseram o time de palestrantes.

A iniciativa reforça o compromisso das instituições de segurança pública com a cooperação interinstitucional e a busca constante por aprimoramento. O evento representou não apenas um momento de troca de conhecimento, mas uma oportunidade para fortalecer os laços entre as polícias dos estados envolvidos, consolidando uma frente unida para os desafios da segurança pública nas regiões sudoeste e extremo-sul da Bahia; norte e noroeste do Espírito Santo; e leste e nordeste de Minas Gerais.

Com a participação ativa dos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao crime, o evento foi um marco na construção de estratégias eficazes e inovadoras para enfrentar os desafios impostos pela criminalidade na tríplice divisa. O evento reforça a importância da colaboração e da inteligência integrativa como instrumentos essenciais para garantir a segurança e o bem-estar da população desses estados. (Informações/Fotos: assessoria regional de comunicação organizacional/ 15ª RPM).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui