Detento do presídio de Teófilo Otoni morre por asfixia, em decorrência de estrangulamento

0
2047
Osmar havia sido preso há 14 dias, numa operação da Polícia
Civil, na zona sul de Teófilo Otoni

A Polícia Civil de Teófilo Otoni está investigando a morte de Osmar Pinheiro Ramos Neto, 35 anos, detento do presídio de Teófilo Otoni que, na noite de sábado (2/12), foi encontrado na cela desacordado, chegou a ser socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento, mas faleceu. A delegada titular da Delegacia de Homicídios de Teófilo Otoni, dra. Hérika Ribeiro Sena, disse que, assim que recebeu a informação, solicitou que o corpo fosse encaminhado ao IML, para que o médico legista pudesse constatar a causa da morte.

“As investigações começaram hoje (4), uma vez que, pelo laudo verifiquei que ele foi morto por asfixia, em razão de um estrangulamento. O que consta no relatório de necropsia é uma morte por asfixia, então a gente tem como uma morte violenta, por isso estamos tratando como um homicídio”, disse a dra. Hérika, informando que já foi instaurado o inquérito policial, está fazendo levantamentos para apurar o que de fato aconteceu como o detento, no estabelecimento prisional.

Preso há 14 dias – Osmar foi alvo de uma operação da Polícia Civil, no dia 18 de novembro do corrente ano. Neste dia, ele estava jogando futebol no campo conhecido como Itamirim, na Vila Barreiros, zona sul de Teófilo Otoni, quando foi abordado pelos investigadores da Polícia Civil, e dentro de um veículo VW/Gol que ele conduzia, foi localizada uma arma de fogo, além de dois carregadores, sendo um com alongador, uma empunhadura para adaptação e várias munições de calibre 9mm.

Na ocasião, a Polícia Civil informou que, Osmar estava em liberdade condicional, sendo monitorado, por suspeita de estar envolvido em atos criminosos, e foi flagrado na posse de uma pistola calibre 9 mm, de uso restrito, com numeração suprimida. Segundo o inspetor Fabrício Pereira, ele havia alegado que “estava sendo ameaçado e a arma seria para a sua defesa, mas as investigações até aquele momento não apontavam para isso”.

A Sejusp-MG divulgou nota sobre o caso: “Na noite deste sábado (02/12), policiais penais do Presídio de Teófilo Otoni foram acionados, por volta das 22h, para socorrer um dos presos que estava passando mal. Osmar Pinheiro Ramos Neto estava aparentemente convulsionando e foi imediatamente retirado da cela para ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município em uma ambulância da unidade prisional. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e encontrou a ambulância da unidade prisional no caminho para a UPA, dando sequência no atendimento ao preso. Osmar não resistiu e veio a óbito já na UPA. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal da Polícia Civil, em Teófilo Otoni, para exame de necropsia. A Polícia Penal, por sua vez, segue com o seu compromisso em contribuir com os trabalhos da polícia judiciária para a elucidação dos fatos”. Atenciosamente, Ascom-Sejusp/ Depen-MG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui