Os militares utilizaram a manobra de Heimlich e salvaram o bebê de 24 dias de vida
O 3º Pelotão de Bombeiros Militar, sediado em Araçuaí, foi acionado presencialmente na unidade por volta das 19h40 de sexta-feira (26/4), para atendimento de vítima com obstrução de vias aéreas, se tratando de um recém-nascido de 24 dias de vida. Toda a ação dos Bombeiros foi gravada pelo circuito interno de segurança do quartel, e mostra a chegada da vítima e o pronto atendimento da equipe.
Os militares utilizaram a manobra de Heimlich. Essa técnica envolve colocar o bebê inclinado de cabeça e barriga para baixo e realizar batidas nas costas para desprender o objeto das vias aéreas. Segundo relatos da mãe, ela estava amamentando e percebeu que o seu filho se engasgou com o leite, saiu para procurar ajuda e um casal que passava de carro a levou até a unidade do Corpo de Bombeiros, que é próxima à casa dela.
Quando chegaram em frente ao quartel, o motorista que deu carona já gritou: “criança engasgada”, foi quando os bombeiros muito ágeis, abriram o portão, a mãe entregou o bebê, e foi feita a manobra de Heimlich, que serve para desobstruir as vias aéreas, e a primeira tentativa já foi exitosa. “Foi algo bem rápido, pelo fato dela morar perto do quartel, pegar carona, e pelo fato da primeira tentativa ter dado certo. Foi algo que nos tocou bastante, graças a Deus deu tudo certo”, disse um dos bombeiros. Posteriormente a criança foi encaminhada ao hospital de São Vicente de Paulo para demais cuidados.
Orientação – Segundo os bombeiros, no caso da criança se engasgar só com líquido, como foi esse caso, com leite materno, é aconselhável a mãe cobrir a boca e o nariz do bebê, com a boca dela, e sugar. Isso vai desobstruir as vias aéreas imediatamente. Mas, para isso, é preciso manter a calma. Como é difícil a mãe manter a calma, ela precisa pedir ajuda ao Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Militar, posto de saúde, ou uma pessoa que tenha o treinamento necessário para fazer a manobra de Heimlich.
Para bebês que já estejam ingerindo alimentos sólidos, ou crianças maiores, ou adultos, nesse caso, é só com a manobra de Heimlich. E, para cada um deles tem um tipo de manobra. Segundo os bombeiros, caso alguém tenha interesse em aprender a fazer, pode procurar uma unidade do Corpo de Bombeiros, que os militares terão o maior prazer em ensinar e replicar esse conhecimento que pode salvar vidas. Porque nem sempre as vítimas podem morar próximo de quartel ou unidades de saúde, para receberem socorro imediato. (Informações/Imagem: CBMMG/ Araçuaí).