Itambacuri amanhece coberta de fumaça das queimadas; população sofre as consequências

0
50

Nesta sexta-feira (26/7), a cidade de Itambacuri amanheceu coberta de fumaça proveniente das queimadas na região. O comandante da Polícia Militar em Itambacuri, tenente Reinaldo destaca que, “essa situação prejudica e muito as pessoas que sofrem problemas respiratórios, principalmente crianças e idosos, exigindo o uso de equipamentos de oxigênio, a ocupação dos hospitais com as internações, aumentando os custos do sistema de saúde para a comunidade”.

Ele ressalta que, todos os anos no período de seca, muitos proprietários de imóveis rurais, ou até mesmo de pequenos imóveis urbanos, colocam fogo no mato como forma de limpeza. Porém, essa não é a forma correta, uma vez que pode propagar e ocasionar graves consequências. Além de sobrecarregar o sistema de saúde, na zona rural as queimadas podem tomar grandes proporções e destruir a flora, a fauna e atingir vários imóveis. Existe a possibilidade da queimada controlada (segura), que pode ser autorizada junto aos órgãos ambientais.

“Na área urbana as queimadas não podem ser realizadas. A população deve limpar os quintais e terrenos com ferramentas adequadas, para evitar atingir casas vizinhas e a fiação por onde passam energia e internet. Essa economia em pagar alguém para capinar e limpar pode causar incêndios e caso alcance a fiação pode deixar cidades inteiras sem energia e comunicação”, alerta o comandante.

Ele pede à população para repensar esse comportamento de atear fogo no matagal. “Lembre-se que qualquer um pode ser prejudicado quando necessitar de um atendimento ou vaga nos hospitais, ou nos casos de falta de energia provocada pelas queimadas. Vamos pensar nas pessoas que no dia a dia já sofrem com problemas respiratórios e com a fumaça a situação torna-se insuportável”. (Informações/Fotos: tenente Reinaldo Martins, comandante do 1º Pelotão da 155ª Cia PM).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui