Solenidade emocionante marca o aniversário de 128 anos do Hospital Santa Rosália

0
187
Homenagem à funcionária Luzia – com seus 42 anos de casa, e Bruna – no seu 1º dia de trabalho

A solenidade em comemoração aos 128 anos do Hospital Santa Rosália, foi realizada na segunda-feira, 12 de agosto de 2024, na sede da instituição, com presença de centenas de colaboradores, representantes de entidades de classe, instituições diversas da cidade, da secretária municipal de Saúde, Viviane Assis, do deputado estadual Neilando Pimenta, do prefeito Daniel Sucupira e do Bispo Diocesano Dom Messias dos Reis Silveira, que conduziu uma oração.

Em seu pronunciamento, o provedor do Hospital Santa Rosália, Dr. Ilter Volmer Martins, depois de anunciar a liberação da primeira parcela do 13º salário, e afirmar que os salários estão em dia, disse: “hoje, comemoramos com muito orgulho mais um ano de existência e de história desta Santa Casa. Uma história, de desafios, lutas e conquistas, construídas, graças ao trabalho árduo de milhares de colaboradores. Gente dessa terra, desses vales, que tanto talento e esforço doou e doa para a grandeza desta Casa. Parabéns, família Santa Rosália”.

O Dr. Ilter ressaltou que ninguém trabalha sozinho, citando alguns parceiros. Agradeceu à sociedade civil organizada, à prefeitura municipal, prefeito Daniel Sucupira, especialmente pelo asfalto que há muito tempo era solicitado, na subida para o hospital, que agora aconteceu, melhorando bastante o acesso. Agradeceu ao grande patrono do hospital, Fábio Ramalho, que fez um trabalho magnífico por muitos anos. Ao deputado federal Bruno Farias que tem feito um grande trabalho no hospital, destinando emendas, deputado que teve grande apoio da enfermagem, e luta pela classe. Ao deputado estadual Neilando Pimenta, pela presença, pelo grande trabalho com destinação de emendas, e pelas intervenções junto ao Estado. Aos médicos, enfermeiros, funcionários, colaboradores da limpeza, da cozinha. Todos muito importantes para o andamento do Hospital Santa Rosália.

O evento foi abrilhantado pela apresentação da Banda de Música da 15ª Região de Polícia Militar, na regência do sargento Alessandro Timóteo, com execução de músicas animadas, finalizando com o tradicional “Parabéns pra você”. Outro momento marcante, foi quando a Banda da 15ª RPM executou a música Have You Ever Seem The Rain, sucesso do Creedence Clearwater Revival, e o Dr. Abdala Cury entrou de surpresa dançando, o Dr. Ilter e demais presentes entraram no ritmo, num clima de muita descontração. Dr. Ilter agradeceu à banda que sempre alegra os eventos, levando energia ao ambiente. Agradeceu ao Dr. Adail – pela Unimed. Ao Samuel, pelo IPSM. “A ingratidão não cabe aqui. Agradecemos a Deus por esse momento. À minha esposa Dora, à minha família que me apoia sempre. Eu que sou o provedor mais novo da história, entrei com 51 anos, e convivi com grandes provedores – Gilson Castro Pires, Luiz Cruz, Eduardo Bamberg. Cada provedor do passado teve seu papel e seu momento na construção desses 128 anos”.

Durante a solenidade houve mais um momento marcante, quando o Dr. Ilter prestou uma homenagem a duas servidoras do Hospital Santa Rosália. Ele chamou à frente a Luzia – com seus 42 anos de casa, e a Bruna – no seu 1º dia de trabalho. “Dando um sinal de que, quem mais vivenciou o hospital, e quem está chegando para vivenciar. É o andamento das coisas”, disse.

O deputado estadual Neilando Pimenta ressaltou esse momento ímpar para o hospital, no auge dos seus 128 anos, que não comemora apenas seu aniversário, mas toda sua história de amor, dedicação e esperança. Tudo o que representa para o Vale do Mucuri e Jequitinhonha. “Desde a sua fundação, o Hospital se transformou no pilar de saúde, de estrutura no atendimento para mais de um milhão de habitantes”.

O prefeito Daniel Sucupira pontuou a participação de muita gente para o Santa Rosália chegar aonde chegou, enfatizando o esforço feito pela família de Dr. José Roberto Corrêa, um esforço feito por toda equipe da direção que esteve na linha de frente, todos os funcionários, plantonistas, e muitas outras pessoas. Frisa que, o hospital é muito diferente de outras instituições, por ser um lugar que se recupera a vida. “Quantas pessoas entraram por aqui, precisaram, e as mãos de cada um de vocês, de alguma forma, chegaram para cuidar delas. Cada um aqui tem o seu papel, tem a sua importância”, disse. Ao final da cerimônia, todos participaram de um coquetel.

Hospital Santa Rosália – Em 1896 foi fundada a Associação Hospitalar Santa Rosália por um grupo de benfeitores, do município de Teófilo Otoni, que já despontava como polo do nordeste de Minas e Sul da Bahia. Passo inicial para a construção de um hospital que pudesse atender a parcela mais carente da população. A Santa Casa, em mais de um século, cresceu. Hoje é um dos grandes complexos hospitalares de Minas Gerais, reconhecido pela excelência tecnológica e qualidade do corpo clínico, referência de alta complexidade para mais de 60 municípios da Macrorregional Nordeste. O hospital atende 87% SUS. (Fotos e Vídeo /Créditos: Diário Tribuna).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui