Faltando poucos dias para a exigência do licenciamento 2024 para os veículos com finais de placas 1, 2 e 3, registrados em Minas Gerais, no dia 1º de setembro, a Polícia Militar renova as orientações, para evitar remover e autuar os condutores. É muito comum que muitos proprietários de veículos, pelos mais variados motivos, deixem para organizar a documentação na véspera ou mesmo no primeiro dia da exigência do licenciamento.
O tenente alerta que, alguns deles são abordados nas blitz e surpreendidos com a irregularidade do licenciamento, ficando a pé, muitas vezes interrompendo viagens de família ou trabalho. “Isso costuma gerar uma situação chata para a família e para os policiais que são obrigados a remover os veículos. Somado ao transtorno de ficar a pé, terá que gastar com guincho e diária de pátio, mais a autuação no valor de R$ 293,47 e a perda de sete pontos na CNH”, disse o comandante.
Vale alertar que o sistema necessita de tempo para atualizar e licenciar o veículo, então confiar e deixar para a última hora pode gerar sérios problemas. O tenente relembra ainda que o agente de trânsito não fiscaliza comprovantes de pagamento. Mesmo o IPVA e taxa estando em dia o veículo será removido se não constar no sistema o licenciamento 2024. O Detran não envia mais o CRLV nas residências. A forma de confirmar o licenciamento é através do site ou no aplicativo Carteira Digital.
Os proprietários não podem se esquecer que multas, falta do recall, problemas de transferência, restrições judiciais, dentre outros, são fatores impeditivos do licenciamento. Enquanto não forem sanados o veículo poderá ser removido. Para aquele que ainda não quitou os tributos ter o veículo removido e ser autuado é um risco assumido. Porém aquele que teve o cuidado de pagar e acredita estar regular e seguro, ser surpreendido na blitz, costuma gerar situações complicadas.
“Sugerimos aproveitar os últimos dias e buscar formas de se organizar para evitar transtornos”, orienta o tenente. Atenção: os veículos de outros estados as placas 1 e 2 serão exigidas em outubro, conforme a Resolução 110 do Contran. Fale com a Polícia Militar: emergência ligue 190. Disque Denúncia Unificado (DDU) ligue 181. WhatsApp Itambacuri: 3511-1190. Sigilo Absoluto. (Informações/Foto: tenente Reinaldo Martins, comandante do 1º Pelotão da 155ª Companhia/ PMMG/ Itambacuri).