Licenciamento de veículos das placas 1, 2 e 3 começou a ser exigido no dia 1º de setembro

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A Polícia Militar relembra que a exigência do licenciamento 2024 para os veículos com finais de placas 1, 2 e 3, registrados em Minas Gerais, iniciou-se no dia 01 de setembro. “Apesar das constantes orientações que foram realizadas através dos amigos da imprensa e nas redes sociais, muitas pessoas fizeram contatos com policiais militares nos últimos dias do mês de agosto, para tirarem algumas dúvidas, principalmente se poderiam trafegar com os comprovantes caso pagassem no último dia”, disse o tenente Reinaldo, comandante da PM em Itambacuri.

Novamente ele alerta que a Polícia Militar não fiscaliza os comprovantes, apenas o licenciamento no sistema. Mesmo estando com o IPVA e taxa quitados, existem situações a exemplo de multa, que impedem o licenciamento. “Aquele que pagou nos últimos dias não saia com o veículo sem confirmar se o sistema atualizou o licenciamento 2024”, alerta. Todos os anos, por uma série de motivos parte da população deixa para regularizar o licenciamento em cima da hora e devido à existência de pendências não consegue regularizar a documentação.

“Nas blitz surge a péssima surpresa, o veículo é autuado, removido e a família fica a pé, pontua o tenente. Visando ajudar aqueles que ainda estão com dúvidas e a pedido de alguns amigos da imprensa, vamos relembrar detalhes simples, porém necessários para garantir o licenciamento do veículo”, orienta o tenente Reinaldo:

– Devem estar pagos o IPVA e a Taxa de Licenciamento 2024 e os dos anos anteriores; – Deve quitar todas as multas pendentes; – Realizar o recall notificado pela empresa do veículo (Recall é o chamamento para correção de defeito que coloca em risco a circulação do veículo); – Precisa sanar pendências de transferência do veículo; – Consultar também se existem restrições judiciais; – Por fim, consultar a situação do veículo no site do Detran para observar se consta o último licenciamento 2024.

Alerta que, apesar de não ser mais exigido o porte do CRLV, desde que o agente de trânsito tenha condições de consultar a situação do veículo, por garantia sugere imprimir o documento ou baixá-lo no aplicativo Carteira Digital. O condutor pode precisar deslocar-se para uma viagem ou zona rural, onde o agente não tem como confirmar às condições da documentação, devido à falta de internet, o que poderia levar à remoção.

Atenção: Os veículos registrados em outros estados, seguem a Resolução 110 do Contran, com as placas terminadas em 1 e 2, a partir de outubro. Fale com a Polícia Militar: emergência ligue 190. Disque Denúncia Unificado (DDU) ligue 181. WhatsApp Itambacuri: 3511-1190. Sigilo Absoluto. (Informações/Foto: tenente Reinaldo Martins, comandante do 1º Pelotão da 155ª Companhia PM, Itambacuri/ Comandante da Cia: Capitão John).

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