Polícia Civil deflagra a operação Diluvium e cumpre 39 mandados judiciais em Itaobim e Medina

0
204

A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou a operação “Diluvium”, nesta quarta-feira (16/10), visando desarticular o tráfico de drogas e organizações criminosas nas cidades de Medina, Itaobim e região, cumprindo 26 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, contra lideranças do tráfico de drogas e organizações criminosas vinculadas ao Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital, respectivamente BBR (Bairro Beira Rio) e PCBR (Primeiro Comando Beira Rio) na região de Medina e cidades adjacentes.

Segundo a PCMG, a operação Diluvium é fruto da constante troca de informações entre as agências de inteligência dos órgãos de segurança pública, neste caso, Polícia Civil e Polícia Penal. A inteligência da Polícia Penal da 15ª RISP conseguiu angariar licitamente mensagens trocadas entre integrantes presos das organizações criminosas da região de Medina, o que foi repassado para a Inteligência do 15º Departamento de Polícia Civil. As mensagens foram trabalhadas, interpretadas e comunicadas, através de um extenso Relatório Técnico, ao longo de vários meses pelos investigadores da Agência de Inteligência do 15º Departamento de Polícia Civil, tendo em vista a complexidade das informações, com várias gírias, códigos e codinomes.

Posteriormente, foi feito contato com o delegado Danilo Fernandes Souza, responsável pela delegacia de Medina, sendo que ele e sua equipe rapidamente realizaram as diligências de campo necessárias para confirmar e atualizar as informações constantes no Relatório Técnico de Investigação, e representou judicialmente pelos mandados, que foram deferidos em sua integralidade.

O delegado responsável pela coordenação da inteligência do 15º Departamento, Artur Vieira Temponi, destacou a importância da cooperação entre os órgãos de segurança pública. “Essa ação é um exemplo do trabalho integrado da Polícia Civil com as demais forças de segurança pública. A parceria é necessária, pois todas têm o mesmo objetivo: proteger a população e garantir que aqueles que infringem a lei sejam responsabilizados”.

A PCMG destaca que, devido ao grande número de mandados judiciais a serem cumpridos e a periculosidade dos alvos, foi feito contato com a chefia da Polícia Civil, que disponibilizou para a operação Diluvium equipes da CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais), COC (Coordenadoria de Operações com Cães) e o CAT (Coordenadoria Aerotática). Toda esta articulação contou com o imprescindível auxílio do Delegado Regional de Pedra Azul, Dr. Thiago de Carvalho Passos, e o chefe do 15º Departamento, Dr. Amaury T. Tenório de Albuquerque.

As equipes de policiais civis das Delegacias Regionais de Pedra Azul, Teófilo Otoni e Almenara, e da Polícia Penal da 15ª DRPP estão empenhadas na operação Diluvium. São mais de 80 policiais destacados para este serviço nesta quarta-feira, e a Polícia Civil reafirma seu compromisso com a segurança da comunidade e continuará a implementar ações efetivas no combate ao crime na região. (Informações/Fotos: assessoria de comunicação/ PCMG/ Teófilo Otoni).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui