Projeto MLV fará parte de documentário da TV Futura

0
15

A série “Brasil da Paz”, do canal Futura, será composta por 13 episódios e tem sido produzida pela Grifa Filmes, produtora com sede em São Paulo, capital. O documentário foca em iniciativas brasileiras promotoras da cultura da paz. Nacionalmente reconhecido como prática inovadora no enfrentamento da violência contra meninas e mulheres, o Projeto Mulher Livre de Violência (MLV), foi indicado para compor o episódio 11 do documentário.

Entre os dias 15 e 17 de outubro/24, uma equipe da Grifa Filmes se deslocou da capital paulista sentido Teófilo Otoni para realizar registros audiovisuais das participantes do projeto MLV, de um curso realizado para policiais e uma entrevista com Juliana Lemes, protagonista em ambas as iniciativas, formada doutora em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2023, enquanto atuava como profissional da segurança pública em Teófilo Otoni, Minas Gerais.

As filmagens do dia 16 contaram com o apoio de uma equipe da Polícia Militar mineira composta pelo Sargento Camilo e pela Cabo Juliana como representantes institucionais da atividade que teve início ainda no ano de 2016, a partir da experiência da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), do 19º Batalhão PM, sediado em Teófilo Otoni. A dupla mediou a roda de conversa inicial, tendo sido acompanhada pelo Chefe da Seção de Operações da 15ª Região de Polícia Militar, setor responsável pela gestão intermediária dos serviços institucionais associados às temáticas de direitos humanos e polícia comunitária. O Major Marcus Luiz destacou a natureza intersetorial e interdisciplinar da atividade preventiva da PMMG, evidenciando a importância de serviços como a PPVD, o PROERD, o GEPAR e a Base de Segurança Comunitária (BSC).

A ocasião foi marcada por depoimentos emocionados das mulheres da comunidade rural do Cedro, grupo formado pelo Projeto MLV. Os relatos mostraram o quanto a iniciativa importa no fortalecimento da rede de mulheres para o apoio, tanto individual, quanto coletivo delas. Como parceira de longa data, tendo doado curso e uma máquina de costura industrial para o projeto, a Unimed Três Vales ofereceu aos participantes, como cortesia, kits com produtos de cuidados pessoais, composto por shampoo, condicionador, esfoliante, hidratante e sabonetes.

O documentário está previsto para ser lançado em meados de 2025, segue fielmente os critérios éticos para uso de voz/imagem das pessoas e deverá ser disponibilizado para 4 (quatro) mil escolas públicas do Brasil e gratuitamente nos canais Futura e Globoplay. O Projeto MLV joga luz ao contexto das mulheres rurais Brasil afora, colocando em evidência a possibilidade real do fomento à cultura da paz pela interlocução entre Polícia e Comunidade. (Para saber mais, busque @projetomlv no instagram).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui