No local, fazenda Rancho Alegre, os militares apreenderam material explosivo

A Polícia Militar de Meio Ambiente realizou a Operação Piracema em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, na tarde desta segunda-feira (23/12), e durante o patrulhamento os militares receberam uma denúncia anônima informando sobre o funcionamento de atividade de lavra ilegal.
No local, fazenda Rancho Alegre, foram encontrados três túneis, sendo que dois estavam inoperantes/fechados e um estava com indícios de atividade minerária recente, sendo encontrado enterrado nesse túnel, um embornal com 1 cordel detonante nitropenta NP3 de cor vermelha, 1 cordel detonante nitropenta NP5 de cor verde e 1 estopim de cor branca.
Segundo o tenente Heberth Dias, foram encontrados dois barracos, mas ninguém foi localizado. Segundo moradores da região, foi informado o responsável pela atividade, mas que estaria viajando. Em contato telefônico com o morador, ele disse que já foi realizada fiscalização ambiental no local e que providências já teriam sido tomadas.


Os policiais fizeram consulta no sistema Reds, sendo verificado um boletim de ocorrência ambiental, e também que foram lavrados dois Autos de Infração por executar lavra sem autorização do órgão ambiental competente. Os materiais foram apreendidos e encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Almenara para os procedimentos de polícia judiciária.
Equipe 1: Comando 5º Pelotão/ 3ª Cia, tenente Heberth Dias, sargento Colares. Equipe 2: sargentos Rodrigues e Avilmar, cabo Israel. Equipe 3: sargentos Júnia e Fernandes. (Informações/Fotos: tenente Heberth Dias, comandante da Polícia Militar de Meio Ambiente no Vale do Jequitinhonha).