A Prefeitura de Teófilo Otoni anunciou na sexta-feira (14/08/2020), que a cidade que estava na Onda Vermelha passa a integrar a partir desta segunda-feira (17), a Onda Amarela do Plano Minas Consciente do Governo de Minas. Com a mudança novos estabelecimentos estão autorizados a funcionar normalmente.
No dia 16 de junho de 2020, a prefeitura publicou Decreto Nº 8.057/2020, informando a adesão ao Plano Minas Consciente. Do funcionamento especial dos hipermercados, supermercados e congêneres, fica revogada a medida imposta a esses estabelecimentos de terem que reservar o horário de 08h às 10h ou um setor exclusivo, para atender clientes que pertençam ao grupo de risco – aqueles com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, imunodeprimidos e pessoas com doença crônica. A partir desta segunda (17) não tem mais horário diferenciado pra ninguém. Outra mudança é que os idosos que estavam proibidos de usar o transporte público urbano com o passe-livre estão autorizados a partir desta segunda-feira (17).
O que pode abrir na Onda Amarela: Além do que já era permitido funcionar na Onda Vermelha, acrescenta-se agora com a Onda Amarela – Bares (consumo no local), autoescola e cursos de pilotagem, salão de beleza e atividades de estética, comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo, papelaria, lojas de livros, discos e revistas, lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem, comércio de itens de cama, mesa e banho, lojas de móveis e lustres, imobiliárias, lojas de departamento e duty free, lojas de brinquedos.
Na quarta-feira (29/07), o governador Romeu Zema lançou, as novas regras para o plano Minas Consciente, criado para orientar a retomada segura e responsável da economia nos municípios. Mudanças foram formuladas após consulta pública e diálogo com sociedade, prefeituras e agentes econômicos. “O novo protocolo, que considerou uma consulta pública com 630 contribuições, pretende adequar as regras ao momento de platô da pandemia no estado, que indica estabilidade no número de novos casos e óbitos. Para definir as mudanças, também foi considerado o aumento de 71,8% no número de leitos de UTI na rede pública de Saúde nos últimos três meses.
A 1ª fase do plano eram 4 ondas (verde, branca, amarela e vermelha). Agora passou ser 3 (vermelha, amarela e verde). Teófilo Otoni que estava na onda vermelha, funcionando na cidade só serviços essenciais, com a nova fase passou a integrar a onda amarela.