
A Polícia Militar foi acionada, nesta terça-feira (1/4), pelos familiares (filhos, esposa e nora) de um idoso de 77 anos, a comparecer no Povoado de São José do Fortuna, zona rural de Itambacuri, onde foi relatado que ele teria saído de casa pela manhã para trabalhar no plantio de canavial existente nos fundos da residência da família.
O idoso havia retornado para o almoço por volta das 13h, e foi novamente trabalhar no plantio como de costume, tendo ele saído com um isqueiro no bolso, pois iria atear fogo em uma casa de marimbondos naquele canavial. Segundo o tenente Reinaldo, os familiares disseram que algum tempo depois avistaram muita fumaça e fogo no local e correram para chamar pelo idoso, porém ele não respondeu. Ao chegarem no local depararam com ele caído em meio às chamas e fumaça densa.
Devido à situação naquele momento não conseguiram se aproximar do corpo. Assim que a fumaça diminuiu, alguns homens daquela vizinhança foram até o local e constataram que o idoso estava sem vida e com o corpo carbonizado. Os militares verificaram que a cena estava conforme o relato dos familiares, sem sinais aparentes de violência, e havia uma vasta área queimada no canavial, inclusive ao redor do corpo, que foi recolhido pela funerária.
Os filhos da vítima relataram que há dias ele vinha dizendo que iria atear fogo em uma casa de marimbondos no local, que possivelmente ele o fez, porém, as chamas saíram de controle se alastrando em meio à grande quantidade de palha seca no chão no canavial. Provavelmente teria inalado muita fumaça, desmaiado e sendo posteriormente alcançado pelo fogo.
O tenente Reinaldo pede bastante cuidado ao utilizar fogo em local com mato seco. As chamas podem tomar grande proporção se alastrando e cercando a pessoa, a residência ou veículos. Tem ainda a questão da fumaça que em muitos casos a vítima não percebe a gravidade, inala e desmaia, podendo morrer pelo sufocamento ou mesmo queimada. “Desejamos nossos mais sinceros sentimentos aos familiares da vítima que apesar da idade avançada perdeu a vida trabalhando”, lamentou o tenente. (Informações/Fotos: tenente Reinaldo Martins, comandante do 1º Pelotão da 155ª Cia/ Capitão John, comandante da Cia).










