
A Polícia Militar de Meio Ambiente fazia patrulhamento na cidade de Salto da Divisa, no Vale do Jequitinhonha, de combate à criminalidade violenta na zona rural, na manhã desta terça-feira (8/4), quando a equipe passou em frente a uma casa na Fazenda Sobradinho, avistou uma gaiola com uma ave, sendo 1 periquito da caatinga (Eupsittula Cactorum).
Os militares foram atendidos por um homem de 48 anos, e ele informou que a gaiola com o pássaro era dele. Disse ainda que não possuía autorização ambiental para criação de aves da fauna silvestre em cativeiro. Após autorizada a fiscalização dentro da residência, os policiais localizaram uma carabina calibre 20 de marca Boito.
Constatado o crime ambiental e o crime de posse ilegal de arma de fogo, o morador foi informado dos seus direitos constitucionais, preso em flagrante, e conduzido à delegacia de Polícia Civil em Almenara para os procedimentos de polícia judiciária. Antes ele foi encaminhado ao hospital Senhor do Bonfim para exame de auto corpo de delito.
Administrativamente foi lavrado o auto de infração contra ele no valor de R$ 19.081,95. A arma de fogo foi apreendida e entregue na delegacia. Equipe 1: sargento Aécio, soldado Ferreira. Equipe 2: tenente Heberth Dias, sargento Colares, cabo Israel. (Informações/Fotos: tenente Heberth Dias, comandante da Polícia Militar de Meio Ambiente do Vale do Jequitinhonha).

