Teófilo Otoni perdeu o professor, advogado e desportista Clayton Allan

0
137

Conheça a história de um pai e esposo dedicado, que deixou um legado na educação, no direito e no esporte da cidade e região

Faleceu na tarde de quinta-feira, 22 de maio, em Teixeira de Freitas/BA, o professor, advogado e desportista Clayton Allan de Almeida Maciel, 78 anos. Nascido no Rio de Janeiro, filho de Allan Kardec Jorge Maciel e Maria da Luz de Almeida Maciel, nos idos de 1974 veio estudar Letras na FENORD, em Teófilo Otoni. Era morador de Vila Mathias, vinha e voltava com um grupo de estudantes daquela região. Época em que conheceu Célia Maciel, que era estudante de Pedagogia. Se conheceram e rapidamente namoraram e se casaram.

Com o apoio de Getúlio Neiva, teve seu primeiro emprego na cidade, no Jornal Tribuna, iniciando como vendedor de assinaturas, se tornando futuramente o braço direito do ex-prefeito, se envolvendo na política de nossa cidade. Coordenou várias campanhas políticas de presidente, governadores, deputados, prefeitos da direita. Quando assinou a direção da SETAS-CAD, hoje SEDESE, por dois governos estaduais.

Dr. Clayton Allan com familiares

Incentivado pela esposa, fizeram o curso de direito também na FENORD, começando em seguida a advogar, área em que fez história na nossa cidade. Teve sua participação no carnaval de Teófilo Otoni, à frente da escola de samba Magnatas do América, e em bailes carnavalescos pelos clubes da nossa cidade como rei momo, posto herdado pelo seu filho Léo Tonelada.

Sempre se envolveu com esporte, sendo que iniciou sua carreira na educação como professor de educação física. Esteve à frente da antiga Praça de Esportes, no pleito do prefeito Getúlio Neiva, organizando várias edições da saudosa Feira da Paz. Foi também Secretário Municipal de Esportes e Educação no pleito do ex-prefeito Dr. Samir.

Ainda no esporte, esteve à frente do time de futebol do América e Santo Antônio. Idealizador do Torneio de verão, que movimentou o esporte da região por mais de 20 anos. Apaixonado com fanfarras, sua presença foi marcante desde o extinto Colégio Portugal, onde foi recebido com muito carinho pela Srª. Adanyl Portugal, fechando com chave de ouro na Escola Municipal Sidônio Otoni, sua carreira como educador, sempre exaltando sua paixão pela zona norte da cidade.

Trabalhou como radialista na rede tv Imigrantes e Rádio Mucuri, junto com seu amigo Joel Ferreira. Sua marca registrada, era uma boa cerveja gelada, o que levou por 8 vezes à famosa Oktoberfest em Blumenau, sempre arrastando seus amigos e familiares Teofilotonenses para o evento. Seu jeito irreverente de rabo de cavalo e muito incisivo, mascaravam um coração generoso e chorão, que se emocionava facilmente, especialmente quando se tratava de família.

Prestou relevantes serviços, como causídico deixando sua marca registrada como criminalista em júris memoráveis, nunca deixando de estender as mãos dos que dele precisava. Escolheu a praiana cidade de Nova Viçosa, para seus últimos 8 anos de vida, onde se dedicou fielmente à igreja católica, no Terço dos Homens, Apostolado, Devotos de Nossa Senhora e Mãe Rainha, onde já havia se tornado muito popular.

Mas nunca deixou de amar a sua Filadélfia, onde recebeu título de cidadão honorário e passou a maior parte de sua vida, criando laços de amizade memoráveis. Deixa a esposa Célia Maciel, eterna diretora do Sidônio Otoni, os 7 filhos, Sanderson Marcelo (Leo Tonelada), Cláudia Fernanda, Georgia Allan, Allan Kardec, Cecília Olímpia, Cynthia Anaelita, Caren Cristina, 12 netos e uma bisneta a caminho. E um grande legado em nossa cidade. O corpo do Professor Clayton Allan foi velado no plenário da Câmara Municipal de Teófilo Otoni e sepultado no cemitério Vale das Flores. Aos familiares e amigos, nossos sentimentos por essa dolorosa perda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui