
Durante operação conjunta da 3ª Cia da Polícia Militar de Meio Ambiente e militares do 70º Batalhão, no domingo (6/7), em Itaobim, que determinava patrulhamento ostensivo e preventivo nos bairros da cidade, visando a manutenção da ordem pública e o enfrentamento de organizações criminosas locais, as equipes deslocaram-se estrategicamente pela região, com atenção especial às áreas de recorrente incidência criminal.
Durante a operação, foi recebida denúncia anônima, por moradores locais, que não quiseram se identificar com medo de represália, indicando que três indivíduos armados estariam em uma ilha próxima ao perímetro urbano, supostamente portando drogas e armas de fogo, com comportamento suspeito de associação para o tráfico. A denúncia apontava ainda os apelidos dos possíveis autores.
Com as informações recebidas e com as já levantadas pelo setor de inteligência da PM, apontando a região como ponto de ocultação de drogas e armamentos utilizados por facções criminosas, as equipes foram até a referida ilha. Ao aproximar-se do local, viram três indivíduos com as características denunciadas, que ao notarem a presença policial, abandonaram objetos e fugiram em direção à mata ciliar, não sendo possível a captura imediata deles.
Durante buscas no local, após isolamento da área e preservação da cena, foram apreendidos: 3 espingardas de fabricação artesanal, 2 pacotes plásticos com pinos vazios, 1 balança de precisão, meio quilo de maconha, R$ 18,00, uma munição intacta de calibre 380. Em continuidade às diligências, as equipes receberam informações relevantes, intensificaram o patrulhamento nos bairros próximos, e na rua Maria Fernandes Carmônio, centro, os policiais avistaram N.A.S. com outras duas pessoas. Os dois conseguiram correr, e ele não conseguiu, sendo preso.
Segundo a PM, N.A.S. já tinha passagens policiais por ameaça, furto, entorpecente, e lesão corporal. Ele foi conduzido à delegacia de polícia judiciária, com os materiais apreendidos. Os outros dois não foram alcançados, mas estão identificados. Equipe 1: tenente Heberth Dias, sargentos Colares, Fernandes e Israel. Equipe 2: sargentos Versiani e Belli. Equipe 3: sargentos Vanzesso, Borges, Rafael e Orestes. Equipe 4: tenente Gildásio e cabo Ramos. Supervisão: capitão Freire e sargento Diego. (Informações/Foto: tenente Heberth Dias, comandante da Polícia Militar de Meio Ambiente do Vale do Jequitinhonha).