Entre as muitas atividades desenvolvidas com muito talento pelos alunos do Ensino Fundamental I, propostas pela professora Letícia Mattos, o trabalho desenvolvido pelo aluno do 4º ano, Pietro Pechir Costa, teve grande repercussão.
O “start” do desafio Maker foi criar algo a partir de resíduos que seriam descartados. Com a ajuda da amiga adulta Milena e com o apoio da professora por meio de conversas por WhatsApp, compartilhando áudios, fotos e vídeos, Pietro desenvolveu o projeto de reprodução do estádio de futebol do Clube Atlético Mineiro, a Arena MRV.
Montagem da Estrutura – Para a montagem da estrutura do estádio foram utilizadas caixas de papelão que seriam descartadas e fitas de LED vermelho, com muita imaginação e criatividade.
Muito feliz, Letícia afirma que “eles nos mostraram como é possível fazer um trabalho tão elaborado e impecável, utilizando coisas que já temos no nosso dia a dia e que, normalmente, iriam para o lixo. Mesmo acompanhando todo o processo de criação, e sabendo que todos os projetos de Maker do Pietro sempre foram incríveis e feitos com muita dedicação, fiquei surpresa e encantada com a reprodução da Arena MRV do Atlético. Ficou excelente!”.
“E a repercussão? O vídeo do projeto viralizou. A própria Arena MRV elogiou e repostou a publicação. Além disso, vários comentaristas de jogos e jornalistas divulgaram e, por fim, o presidente do Atlético, Sergio Sette Câmara, procurou-me e falou que, como ex-professor, atleticano e presidente do Galo, queria nos aplaudir e nos presentear com as camisas do Atlético. Eu fiquei extremamente grata por toda a repercussão e reconhecimento do meu trabalho, que faço com tanto amor, e do comprometimento e maestria com que meu aluno cumpriu a missão. Pietro e Milena já receberam a camisa do Galo e estão muito alegres e orgulhosos”, conclui Letícia.
A Escola Pequeno Príncipe iniciou, neste ano, um projeto inovador de implantação da cultura Maker, cuja ideia norteadora é “faça você mesmo” e adotou a coleção Flow Maker do Sistema Bernoulli de Ensino, desenvolvida com o propósito de impulsionar o estilo Maker de aprender. Esse “estilo Maker” preconiza que é possível desenvolver soluções criativas para problemas complexos.
O conhecimento, quando aplicado para resolver algo que nos desafia, é transformador. E é assim que as aulas de Maker são estruturadas. São apresentados desafios aos alunos para os quais não existe resposta certa, com o objetivo de realmente estimular a criatividade deles. A professora é mediadora do conhecimento, estimula e impulsiona as ideias, enquanto os alunos são os verdadeiros protagonistas.
O último desafio proposto aborda as transformações sustentáveis. Uma reflexão sobre a quantidade de lixo que é produzido por dia. Assunto muito atual e importante e que se encaixa diretamente no projeto da Escola Pequeno Príncipe, cujo tema definido para este ano é “Eu, você e o mundo”, visando à conscientização dos alunos sobre a importância da sustentabilidade.