Teófilo Otoni – A Defensoria Pública realizou uma solenidade na manhã de segunda-feira (31/08), em sua sede no Bairro Marajoara, para homenagear o 19º Batalhão de Polícia Militar em virtude dos relevantes serviços prestados pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), na pessoa do sargento Fábio Pereira, comandante da equipe, que está à frente da Patrulha desde a sua criação, em 2013. Homenagem foi prestada pela Defensoria Pública e pelo Poder Judiciário.
O evento foi bastante prestigiado, sendo representado pelas instituições de persecução penal. O Poder Judiciário foi representado pelos juízes de direito dr. Emerson Chaves e dra. Bárbara Lívio, a 28ª Subseção da OAB/MG representada pela presidente dra Maria Beatriz Cunha Cicci Neves e dra Elizabeth Maria, a Polícia Civil representada pelo Delegado Regional dr. Washington Souza Filho, pelos delegados dra. Herta Coimbra e dr. Rodrigo Colen. A Associação dos Praças do Interior de Minas representada pelo presidente sargento Veterano Luciano Bremer e a Defensoria Pública representada pela anfitriã e coordenadora dra Lígia Olímpio de Oliveira e dr. Péricles Ganem.
A solenidade marcou o fechamento da Campanha “Agosto Lilás” que visa a conscientização da sociedade para os tipos de violência doméstica e formas de se evitar, sendo mencionado um caso ocorrido em Teófilo Otoni a cerca de uma semana, em que uma vítima que sofria violência há mais de dez anos foi salva pela equipe da PPVD após intervenção conjunta do Poder Judiciário e Defensoria Pública.
“O serviço prestado pela PPVD é fundamental pra coibir espancamentos, ameaças e mortes de mulheres. Tivemos o exemplo disso na semana passada, num caso que nós estamos chamando de paradigmático, no qual com o apoio da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica Contra a Mulher, nós vislumbramos uma situação de cárcere privado em que uma senhora e seus dois filhos, um bebê de 2 anos e um adolescente de 12 anos, estavam presos na sua residência porque o agressor os prendeu, tirou o celular dela, e quando viu a Patrulha chegando ele saiu”, destacou a dra Lígia.
Ela disse que fez um pedido ao juiz da 2ª Vara Criminal, dr. Emerson Chaves que a atendeu imediatamente. A Patrulha esteve na residência da vítima, aguardou até que a Defensoria Pública colocasse a família numa situação de segurança. “E hoje ao invés de nós estarmos chorando três vidas talvez perdidas, estamos aqui pra homenagear essa equipe que tem tão pouco pessoal e tão pouca estrutura, e que vem diariamente salvando vidas no nosso município”, comemorou.
Durante os discursos das autoridades presentes foi possível aferir a unanimidade que o trabalho em rede é a chave para que se alcance excelência na prestação dos serviços e reverta esse quadro da violência contra a mulher que assola nossa cidade e região.
Durante a solenidade, a dra Lígia entregou uma placa ao sargento Fábio Pereira em homenagem ao brilhante trabalho desempenhado na PPVD. Ao final, foi servido um coffee break de confraternização e interação entre os participantes. (Fotos: Diário Tribuna).