Professor Márcio Achtschin participa de debate sobre violência contra a mulher

0
1319
“Provocar esses debates a partir desses eventos é de extrema importância” – Professor Márcio Aschtschin

O Professor Márcio Aschtschin participou na terça-feira (22/09), do evento “Formando Formadores” promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais, Poder Judiciário e Superintendência Regional de Ensino, através de webinar, com o tema: Educação como resposta à violência contra mulher. Representantes das três instituições debateram ao vivo sobre o tema, tendo como mediadora a Juíza de Direito da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da comarca de Nanuque, dra Aline Gomes dos Santos Silva. Transmissão através do YouTube, canal Família em Foco. Link: https://youtu.be/ gzjXxvy4uoA.

O objetivo do evento foi orientar profissionais da rede de educação estadual sobre como lidar com o problema durante a pandemia de covid-19. Márcio Achtschin destaca que procurou retribuir ao convite para participar da roda de conversas usando as informações obtidas nas pesquisas realizadas na UFVJM. A história do Vale do Mucuri foi marcada pela violência. Nesse sentido, o que deve ser considerado é de que modo essa formação impactou na vida doméstica. Para ele, essas particularidades devem ser observadas para que as intervenções no ambiente escolar tenham êxito.

Destacou que, existem marcas culturais muito enraizadas que devem ser consideradas, citando: – a escola é o espaço público em que a realidade da vida doméstica é mais visível.  É um ambiente adequado para ações que combatam a violência doméstica. – É preciso atentar para a realidade da comunidade escolar como um todo. Entender, inclusive, que muitas educadoras sofrem violência doméstica. De modo que é necessário fazer uma investigação profunda nos atores envolvidos no ambiente escolar, inclusive do silêncio em torno dessas questões.

Ressalta que, provocar esses debates a partir desses eventos é de extrema importância. A pandemia cria maior possibilidade de violência doméstica porque traz tensões do ambiente externo pela precariedade dos grupos familiares, bem como cria, pelo isolamento, maior possibilidade da presença masculina em um espaço reduzido. Povoando esse ambiente, a visão patriarcalista. “É preciso ressaltar, no entanto, que a violência contra a mulher ocorre de forma permanente, em qualquer situação”, disse.

A dra. Aline Gomes dos Santos Silva foi a mediadora desta primeira roda de conversas e destaca que nada mais especial que trabalhar com quem tem poder nas mãos para resolver inúmeras questões quando se fala em violência doméstica. Frisa que violência doméstica é um tema que não se esgota e a iniciativa conjunta da Superintendência Regional de Ensino, Defensoria Pública e Judiciário é de suma importância, “e unir força pra tratar sobre esse tema é algo que é indescritível”, disse.

Ao final, a dra Aline enfatizou que essa seria apenas a primeira edição do “Formando Formadores”. Realmente, nós aprendemos mais nesse momento. É um momento rico, de troca, de diálogo, e essa é só a primeira edição. Deus nos ajude que essa pandemia passe logo, que nós voltemos aos nossos momentos, aos nossos encontros presenciais porque eles são incomparáveis”. Elogiou o público via webinar, para ela “foi um público muito importante, significativo, que acompanhou o evento até o final, demonstrando querer debater e saber mais sobre o assunto”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui