Iniciativa de Teófilo Otoni é destaque nacional

0
1554

A iniciativa implementada pelo Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar, o GEPAF, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, é uma das quatro propostas vencedoras do “Desafio Neve – Banheiros mudam vidas”, que tem como objetivo apoiar iniciativas que atuam na melhoria do esgotamento sanitário.

Dentre 87 iniciativas de todo o país, o “10Envolver Saneamento Rural” conquistou espaço e reconhecimento. A condução do programa que selecionou, pelo impacto social que causam nos locais que atuam e em três etapas de atividades presenciais na cidade de São Paulo/SP, foi da equipe Sense-Lab, em parceria com o Instituto Iguá e a multinacional americana, Kimberly Clark.

Além de contar com o incentivo de 50 mil reais para aceleração da iniciativa e mentoria por seis meses, o 10Envolver estampa, juntamente com as outras três propostas vencedoras, a edição limitada da marca “Neve” de papéis higiênicos e lenços umedecidos. Milhões de embalagens estão disponíveis para compra em estabelecimentos comerciais em todo o Brasil e no site específico. Ao passo que divulga a iniciativa, também oportuniza o apoio à continuidade dos trabalhos por meio das doações de parte do valor do produto, por quem o adquire.

O “10Envolver Saneamento Rural” faz parte de um conjunto de estratégias desenvolvidas a partir das demandas identificadas pela equipe interdisciplinar de professores, técnicos, estudantes e colaboradores do GEPAF. A vivência de 12 anos junto às comunidades rurais do Vale do Mucuri, em Minas Gerais, revelou, dentre outras realidades, a ausência de saneamento básico. Assim, desde 2016, são desenvolvidas ações voltadas ao esgotamento sanitário rural, com o objetivo de promover acesso ao saneamento básico a agricultores familiares em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH-M.

A iniciativa conta com parcerias para execução e apoio financeiro de atores específicos. O que permite a atuação sob três eixos: 1) Difusão de tecnologias sociais, por meio da construção de Fossas Sépticas Biodigestoras (FSB) de placas; Monitoramento da eficiência e funcionamento dos sistemas instalados; Divulgação da FSB de placas e de sistemas de tratamento de esgoto rural; 2)Fomento de políticas públicas, com foco na atuação junto a comitês de bacias hidrográficas e conselhos municipais; Implementação de programa municipal de formação de agentes locais de saneamento; e 3) Educação ambiental,  por meio da realização de oficinas com mulheres; com jovens de Escolas Família Agrícola e participação em feiras e eventos.

Desde o ano de 2016 as atividades têm sido desenvolvidas, abrangendo até então, 16 municípios dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, com mobilização de comunidades, parceiros e agentes públicos. (Referência: Instagram @gepafufvjm e @10envolversaneamento. Para saber mais sobre o assunto ou como apoiar a iniciativa dessa região, acesse: http://www.banheirosmudamvidas.com.br/iniciativas-em-destaque.html#10Envolver).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui