Um salto para o futuro: Após Assembleia Geral Ordinária Digital Sicoob Credivale empossa novo Conselho de Administração e Diretoria Executiva

0
1126

NOVO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO SICOOB CREDIVALE – No dia 24/08/20, tomou posse a nova composição do Conselho de Administração do SICOOB CREDIVALE em solenidade realizada na sede da Cooperativa, na matriz, em Teófilo Otoni que foi presidida pelo ex-presidente Antônio Costa Galvão. A nova composição do Conselho é formada pelos seguintes nomes:

Francisco Costa Júnior (Presidente do Conselho de Administração), Leonardo Martins Pacheco (Vice-Presidente do Conselho de Administração); Antônio Marcelo Guedes (Conselheiro Vogal), Fabrício Gomes Costa (Conselheiro Vogal), Geraldo Timo Pena (Conselheiro Vogal) Rodrigo Wilson da Mata Soares (Conselheiro Vogal)

FRANCISCO COSTA JÚNIOR, O NOVO PRESIDENTE – Por sua vez, o novo presidente do Conselho de Administração, Francisco Costa Júnior, disse que se sente muito honrado pela confiança que os delegados depositaram nele de dar continuidade à missão de fazer do Sicoob Credivale, nas vinte e duas cidades onde está presente, um verdadeiro elo do desenvolvimento regional. Ao comentar sobre os projetos para o futuro, o novo presidente disse que pretende desenvolver um trabalho voltado para entrosar ainda mais os associados, os funcionários e a comunidade onde a cooperativa está inserida, tornando-a, de fato, um esteio para o progresso e o desenvolvimento regionais.

O presidente, Francisco Costa Júnior, com a esposa e filhos

ANTÔNIO GALVÃO – O pecuarista Antônio Costa Galvão, que por 32 anos esteve à frente da entidade, tendo sido um dos seus fundadores e seu primeiro presidente, se emocionou ao passar o comando da entidade que disse tanto amar ao seu sucessor, Francisco Jr. Em sua despedida, Antônio Galvão deixou claro que sai de cena com a certeza do dever cumprido depois de ter se dedicado por mais de três décadas a tornar o Sicoob Credivale em uma das maiores cooperativas de crédito de Minas Gerais. Ele disse, também, entender que o sucesso, para ser pleno, é preciso ser marcado por uma sucessão para que a missão tenha continuidade. E finalizou estar muito convicto de que está deixando um sucessor à altura.

O ex-presidente Antônio Galvão transmite o cargo para o novo presidente do Conselho de Administração, Francisco Costa Júnior

O Conselho de Administração do Sicoob Credivale, através de seu presidente Francisco Costa Júnior, empossou no dia (04/09) a Diretoria Executiva da Cooperativa de Crédito. A nova composição da Diretoria Executiva é formada pelos seguintes nomes:

Célio Souza Neves (Diretor de Controles e Riscos), Marcos Aurélio de Oliveira (Diretor Administrativo), Mafran Dias da Costa (Diretor de Negócios)

História do Sicoob Credivale

O Presidente do Conselho de Administração Francisco Costa Júnior e os novos titulares da Diretoria Executiva do Sicoob Credivale, durante a solenidade de posse

Em 09 de maio de 1.988, 22 produtores rurais de Teófilo Otoni se uniram com o propósito de criar uma Cooperativa de Crédito. Na ocasião, integralizaram cotas, formando o capital social, constituíram um Estatuto. Elegeram Antônio Costa Galvão o Presidente, criando assim a Cooperativa de Crédito Rural Vale do Mucuri Ltda, a Credivale.

Em pouco tempo a Cooperativa ganhou credibilidade e se expandiu abrindo Postos de Atendimento em cidades vizinhas. Em 2.001, a cooperativa aumenta sua área de atuação ao incorporar a CREDIPISO, Cooperativa de Crédito de Padre Paraíso, somando mais três agências. Em 2006, uma grande mudança abre novos horizontes ao receber a autorização do Banco Central do Brasil para atuar com a Livre Admissão. Ou seja, a partir de então, não apenas produtores rurais poderiam se beneficiar das vantagens de uma Cooperativa de Crédito, mas toda a população, tanto pessoas físicas como jurídicas de qualquer segmento.

O crescimento e solidez da Cooperativa abrem novas oportunidades em 2.009, ao incorporar a NOSSA CREDIAL, Cooperativa do Vale do Jequitinhonha, até então, com sede na cidade de Almenara. Com esta incorporação, o Sicoob Credivale soma mais 10 agências, totalizando 21 Postos de Atendimento mais a matriz, em Teófilo Otoni. Em 04/12/2.014 foi inaugurado um novo Posto de Atendimento no Bairro Joaquim Pedrosa em Teófilo Otoni.

No ano de 2020 Francisco Costa Júnior é eleito Presidente do Conselho de Administração, contando com mais cinco membros do Conselho de Administração, três do Conselho Fiscal, três Diretores Executivos, que juntos aos mais de 170 colaboradores e 9.000 associados ativos formam a equipe do Sicoob Credivale.

DIRETORIA EXECUTIVA – A Diretoria Executiva, órgão subordinado ao Conselho de Administração é composta por diretores, que podem ser associados ou não, não podendo, no entanto, fazer parte do Conselho de Administração.

• Célio Souza Neves – Diretor de Controles e Riscos; Graduado em Direito e Letras, traçou sua carreira como Gerente de Agência na cidade de Almenara com 19 anos no sistema Cooperativo.

• Marcos Aurélio de Oliveira – Diretor Administrativo; Graduado em Ciências Contábeis, pós- -graduado em Controladoria e Auditoria, mestre em Administração, trabalha há 12 anos no sistema sendo 2 anos como Diretor.

• Mafran Dias Da Costa – Diretor de Negócios; Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Direção executiva e Formação de desenvolvimento em Cooperativas, trabalha há 18 anos no Sistema Cooperativo, sendo 6 anos como diretor.

PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 2020/2024 – Francisco Costa Júnior; Graduado em Administração de Empresas, MBA em Negócios, MBA em Gestão Estratégica de Cooperativa, MBA em Direção Executiva, começou como Caixa na agência de Ataleia, depois tornou-se gerente de agência, foi convidado a ocupar o cargo de Gerente Geral do Sicoob Credivale, Superintendente Administrativo e logo após indicado pelo Conselho de Administração para o cargo de Diretor Administrativo. Como diretor defendeu e acredita no desenvolvimento cooperativista, foi indicado pelo Sr. Antônio Galvão para concorrer às eleições para presidente e no dia 30 de julho de 2020, foi eleito pelos delegados na Assembleia Geral.

SICOOB CREDIVALE – 23 Agências – 170 Colaboradores – Está em 22 Municípios

Entrevista: Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credivale, Francisco Costa Júnior

Mais de 32 anos, Antônio Galvão foi o fundador e único presidente do Sicoob Credivale. Ele e seus companheiros construíram um verdadeiro “império” em termos Cooperativa de Crédito, formando um sustentáculo para os produtores rurais e depois para todos os clientes. Com mais de 3 décadas de existência, a Credivale foi marcando seu espaço aqui em Teófilo Otoni e no Vale do Jequitinhonha, incorporou outras duas cooperativas. Foi sempre assim, com vigor, determinação, seguindo em frente, que a Credivale cresceu e é a principal cooperativa de crédito de toda a região.

Agora, ele resolveu sair e apoiou Francisco Costa Júnior, como o homem capaz de dar continuidade aos anos de glória e muita luta da Cooperativa. Francisco que começou como caixa da agência de Ataléia, galgou todos os cargos possíveis na Cooperativa. Sua chapa foi a vencedora na eleição. Ele vai demonstrar na entrevista que segue sua experiência e quais seus próximos passos.

Diário Tribuna – Qual sentimento o Senhor tem, por ter recebido o apoio do Antônio Galvão para ser o próximo Presidente do Conselho?

Francisco Costa Júnior – São inúmeros os sentimentos. Gratidão é o maior deles! Sr. Antônio sempre apoiou minha formação. Responsabilidade, por assumir um papel tão importante. Ao longo desses mais de 20 anos tive a felicidade de poder trabalhar e aprender com Sr. Antônio. O Sicoob Credivale faz parte da minha vida há muito tempo e, assim como ele, compartilho do amor pelo cooperativismo e pelo impacto do trabalho desenvolvido pela Credivale na vida e na realidade das pessoas. Por isso, tenho a satisfação de ter contado com o apoio dele, que ao longo desses mais de 30 anos conduziu de maneira tão dedicada e equilibrada a Cooperativa. As expectativas são as melhores possíveis para que juntamente com os demais conselheiros, diretores, colaboradores, e cooperados, consigamos elevar ainda mais os resultados do Sicoob Credivale no desempenho do seu nobre papel na vida de cada pessoa, empresa ou comunidade atendida.

DT – Foram escolhidos a dedo os nomes dos Conselheiros e da Diretoria, quase sempre a juventude e a experiência somadas. Isto retrata o próximo passo do Sicoob Credivale para o futuro, visando a diversidade dos cooperados?

FCJ – Para essa nova gestão foram escolhidas pessoas com perfil arrojado, formação técnica, experiência e paixão pelo cooperativismo. Durante toda minha trajetória profissional valorizei a qualificação e o amor ao trabalho como inerentes ao bom desenvolvimento de qualquer atividade. Nessas mais de três décadas o Sicoob Credivale se consolidou como uma instituição sólida, responsável, o que permitiu chegar até aqui com a estabilidade necessária para darmos o próximo salto. O desafio que temos à frente é o de manter todos os bons frutos dos trabalhos desenvolvidos anteriormente, e conduzir a cooperativa rumo aos caminhos necessários para seu ajustamento aos novos desafios e demandas do mercado.

O Cooperativismo cresce em todo o Brasil porque as pessoas estão cada vez mais antenadas, desejantes, opinativas. Querem ser ouvidas, ter voz, e o cooperativismo é capaz de falar essa linguagem. Acredito que temos todas as características necessárias para atender aos interesses dos nossos associados com excelência e a proximidade, agilidade, atenção e cordialidade características do sistema cooperativista.

Nossos cooperados, seus familiares e suas comunidades são as razões principais pela qual trabalhamos. Com vigor, dinamismo, tecnologia e muito trabalho, pretendemos elevar ainda mais o prestígio e a participação da nossa Cooperativa nos locais onde estamos presentes, prestando os melhores serviços e soluções aos nossos associados, articulando também a linguagem do público jovem para atraí-los ao nosso sistema. O Cooperativismo tem a incrível capacidade de transformar realidades e o nosso trabalho será pautado, sobretudo, nas pessoas.

DT – Apesar da Cooperativa ter nascido como “do produtor rural”, hoje a vemos completamente diferenciada para o mercado. Para o futuro, a Credivale quer um espaço maior do mercado e vai incomodar a concorrência mais?

FCJ – Realmente, a partir de 2003, através de nova resolução do Banco Central, as cooperativas rurais puderam ampliar sua atuação e passaram a atuar como instituições financeiras de livre admissão, onde quaisquer pessoas que tivessem o interesse de fazer parte da associação poderiam fazê-lo. A partir daí nossa presença cresceu vertiginosamente em Teófilo Otoni e região, com a ampliação do nosso portfólio de produtos, serviços e também de cooperados. Sem dúvidas, olhando para frente e vislumbrando o futuro, queremos nos estabelecer cada vez mais como uma instituição de prestígio e relevância no provimento de soluções financeiras para as pessoas, empresas e produtores rurais nas regiões onde atuamos. Trabalhamos e continuaremos arduamente a perseguir esse objetivo, cada vez mais comprometidos com a qualidade dos resultados, mantendo nossas características diferenciais que tanto nos orgulham. O Sicoob Credivale é de Teófilo Otoni, da região dos vales do Jequitinhonha e Mucuri e nossos esforços estarão sempre voltados ao desenvolvimento das nossas pessoas, empresas e comunidades.

DT – Nos últimos anos, por iniciativa do Senhor, vemos a Credivale investindo na Educação e Assistência Social com mais volúpia, esta é uma ação pragmática?

FCJ – A educação e o interesse pela comunidade são dois dos sete pilares do cooperativismo. Eu, ao longo da minha vida, tive a oportunidade e a satisfação de atuar como educador e testemunhar o poder transformador do conhecimento na vida das pessoas, suas famílias e das comunidades de modo geral. A Credivale, então, nascendo para atender aos interesses e desenvolver soluções financeiras às pessoas da nossa região, tem o compromisso e o prazer de investir no futuro das pessoas e no desenvolvimento da nossa região através de suas ações educativas e de assistência social.

DT – Quais são os novos desafios para o primeiro ano de mandato e suas perspectivas para o futuro?

FCJ – Os desafios são muitos, devido ao contexto em que estamos inseridos hoje em razão da pandemia, mas pretendemos vencê-los. Ainda não podemos estar tão presentes nas comunidades transmitindo a mensagem do cooperativismo, mas a ideia é alcançar o maior número de pessoas para que estas conheçam de fato o que é o cooperativismo e o Sicoob Credivale. Além disso, a taxa básica de juros da economia (SELIC) chegou a 2% ao ano. Mas continuaremos com a linha de emprestar mais e melhor. Já iniciamos um trabalho com nova política de crédito, com taxas ainda mais competitivas e atrativas para que possamos atender os nossos associados, tanto na área rural, quanto na área empresarial, além das pessoas físicas como um todo. Diante disso, a nossa perspectiva é tornar a nossa cooperativa uma das 10 maiores do estado em pouco tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui