Gabriela Lopes dos Santos, escritora Teofilotonense toma posse como Membro da Associação Cultive Club Internacional et Solidarité localizada em Genebra, Suíça

0
2046
Novos empossados na cidade de Belo Horizonte como membros da Cultive (Gabriela Lopes ao centro)

Realizada na sexta-feira, 13 de novembro de 2020, na cidade de Belo Horizonte, a cerimônia de posse da escritora, poetisa, artista plástica e bacharel em Direito Gabriela Lopes. Ela é natural de Teófilo Otoni e atualmente reside em Governador Valadares. Sempre gostou de escrever e se percebeu escritora ao longo da graduação em Direito que fez na cidade de Teófilo Otoni.

Na cerimônia de posse ocorreu a apresentação da biografia de cada novo membro que empossava-se naquela noite. Houve a apreciação de flauta tocada por um dos membros e um sarau poético, com poesias autorais de cada participante. Contou com a presença do seu noivo Renato Douglas e sua tia Marixa Fabiane que prestigiaram o momento.

Recebendo o diploma das mãos da Eluciana Iris, Delegué de Belo Horizonte da Cultive

Foi uma noite de gala em que a Gabriela Lopes alcançou uma nova conquista para sua carreira literária e pessoal, vindo a tomar posse como membro da Cultive Art Littérature et Solidarité de Genebra-Suiça, núcleo Minas Gerais, sendo Delegué da comunicação e mídia. “Esse espaço internacional tem como presidente a Valquíria Imperiano, o qual trabalha apoiando e levando o nome dos escritores e artistas lusofônicos pela Europa, tendo como proposta unir artistas plásticos e escritores seja de renome, seja novos escritores em debates acadêmicos, saraus, encontros, vernissages, amostras, assim como, exposições, para que, reforçando o entrosamento entre artistas e literatos lusófonos, possamos, com a união, tornarmo-nos uma força representativa no exterior”, disse Gabriela.

Gabriela Lopes ao lado de Cláudia Leocadio, Delegué de Belo Horizonte que conduziu a cerimônia

No ano de 2020 Gabriela publicou em coautoria com escritor moçambicano o livro “Muralha da lírica brasileira e moçambicana”. Escritora e autora do livro “Primeiros Contos” pela editora Publit, Rio de Janeiro 2019. Autora da história “O baú de flores e borboletas”, ano 2020; “O desabrochar poético” que fez em parceria com um acadêmico Angolano. O prefácio foi escrito pela Presidente da Academia de Letras de Teófilo Otoni, onde congrega como membro, cada obra dessa encontra-se publicada na Amazon.

Gabriela também é organizadora de “Meninas sem fronteiras, as nuances entre Brasil e África” formado por jovens de Angola, Moçambique e Brasil. A proposta nasceu com intuito de estimular jovens meninas e mulheres a serem protagonistas dos seus talentos, oportunizando empoderamento e valorização da arte produzida por mãos femininas, independente de idade e nacionalidade. Um estímulo cultural para saberem que são capazes de realizar trabalhos inéditos e ricos em conteúdo. Consiste em apresentarem criações de autoria própria, seja uma poesia, conto, crônica, reflexão, texto ou desenho para formação de uma Coletânea.

Conhecemos aqui um pouco sobre a teofilotonense Gabriela Lopes que tem se destacado no cenário nacional e internacional.

Biografia:

Gabriela Lopes dos Santos– brasileira, mineira, escritora, poetisa e artista plástica. Nascida em Teófilo Otoni-MG; Bacharel em Direito pela Faculdade UNIPAC, Campus de Teófilo Otoni. Capacitação em mediação e conciliação pelo Fórum Desembargador Eustáquio Peixoto; Experiência no Setor Jurídico da imobiliária Teto LTDA com contratos imobiliários; Experiência com Inquérito policial na Delegacia da Mulher de Teófilo Otoni.

  • Participante em 3 livros acadêmicos com capítulos em forma de artigos científicos. 
  • Membro da Cultive Art Littérature et Solidarite de Genebra, núcleo Minas Gerais. Espaço internacional que abraça a arte literária e plástica.
  • Membro da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes- Acadêmica Nacional De Grande Honra/ Cadeira nº55 -Patrono Luiz Gonzaga – (FEBLACA) – Niterói/RJ, Brasil.
  • Comenda Internacional Diplomata Ruy Barbosa “O ÁGUIA DE HAIA”, os referidos Títulos e Honrarias da Organização Mundial dos Direitos Humanos (OMDDH): Titulo Honorífico de Embaixadora da Paz.
  • Membro correspondente da Academia de Letras Teófilo Otoni- Minas Gerais/ Brasil.
  • Sócia-correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri.
  • Escritora e autora do livro Primeiros Contos pela editora Publit, Rio de Janeiro 2019;

Sobre o livro: O livro Primeiros Contos nos instiga e nos remete a uma fácil identificação com suas passagens e personagens. A autora trabalha de forma habilidosa com os enredos que norteiam os contos, em linguagem simples, envolvendo de forma cativante a realidade com ludicidade. A autora aborda com suavidade temas diversos que norteiam o nosso cotidiano e, sobre os quais, muitas vezes passamos, sem qualquer reflexão.

  • Coautoria com escritor moçambicano Lino Eustáquio no livro “Muralha da lírica brasileira e moçambicana”. Ano 2020;

Sobre o livro: Eles se uniram para formar uma proposta integradora das culturas, através de um conjunto de poesias levarão os mais variados sentimentos ao coração do leitor. No livro, há desenhos feitos com lápis de carvão pela Gabriela Lopes. Cada ilustração tem uma conexão cultural para os dois povos, seja para os brasileiros ou para os moçambicanos. Em épocas difíceis em todo o mundo, adentrar na literatura será um dos antídotos para as incertezas dos corações humanos. Preencher os dias com leitura e arte é sem dúvida um bem que fazemos aos seus apreciadores.

  • Autora da história “O baú de flores e borboletas”, ano 2020

Sobre o livreto: Rebecca Hope era uma mulher jovem, nascida em Pernambuco, estado brasileiro. Trabalhava como palestrante com enfoque no desenvolvimento pessoal e passou por grandes dificuldades para alcançar sucesso. Acreditava que poderia contribuir para que outras pessoas também descobrissem o caminho das pedras e se inspirassem. Entre planejamentos e realizações, Rebecca vê-se envolvida em dificuldades e grandes questionamentos. Estará face a face com a Morte. Lutará contra memórias que insistem em retornar a seus sonhos e também à sua realidade durante a instigante viagem.

  • Coautoria com escritor angolano Antônio Alexandre no livro “O desabrochar poético”, ano 2020.

Sobre o livro: O Desabrochar Poético é uma Antologia de poesias dos autores Gabriela Lopes e Antônio Alexandre. Ela brasileira, ele angolano.
Desta união poética nasceram versos embevecidos de sentimentos e vivências de cada um. Cada entrega lhe proporcionará uma magnífica viagem literária na estética poética. “O ano 2020 tem sido drástico em todo o mundo por força da Covid-19. Vírus que acomete cada canto do globo, contudo, ainda é possível jogar luz em caminhos escuros. Entendemos as artes poéticas como uma contribuição nessa iluminação, almejando preencher corações”.

Criadora do projeto “Meninas sem fronteiras: As nuances entre Brasil e África”, ano 2020. Participação no Livro Psicologia e Pluralidade, Ixtlan, São Paulo, 2019; Participação na Coletânea Palavreiras 2019, Contos e Poemas apresentados na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) 2019, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2019.

Prêmios e títulos

2020: Medalha de Honra ao Mérito pela entrevista na Sala de leitura, Academia de Letras de Teófilo Otoni.

2020: Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni, Academia de Letras de Teófilo Otoni.

2020: Acadêmica Nacional de grande honra, Federação Brasileira dos Acadêmicos das ciências, Letras e Artes, FEBACLA.

2020: Comenda Internacional Diplomata Ruy Barbosa; O ÁGUIA DE HAIA, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DOS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS.

2020: Sócia Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri, INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO MUCURI.

2019: Medalha para a Relevância Social à Produção no VI Simpósio de Produções Científicas sobre o Discurso de ódio, UNIPAC- Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni.

2019: Prêmio Coruja de Athena, II Concurso Novos Talentos da Literatura José Endoença Martins 2018/2019, Blumenau/Santa Catarina.

2019: DESTAQUE SOCIAL 2019, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DOS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS.

2019: DESTAQUE CULTURAL 2019, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DOS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui