Retrospectiva das atividades do Projeto Mulher Livre de Violência – MLV

0
842
Juliana Lemes da Cruz.
Doutoranda em Política Social – UFF.
Pesquisadora GEPAF/UFVJM.
Coordenadora do Projeto MLV.
Contato: julianalemes@id.uff.br
Grupo durante evento realizado no ano 2019

O ano de 2020 trouxe para a equipe e participantes do projeto Mulher Livre de Violência, muitos desafios. Apesar disso, seu início foi marcado pela satisfação de uma inédita premiação. O MLV foi reconhecido como uma das três iniciativas do Brasil do campo da segurança pública a receber o Selo de Práticas Inovadoras 2019 pelo enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, honrosamente concedido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em uma cerimônia na capital paulista.

O planejamento dos encontros mensais seria focado no aprofundamento dos temas abordados. O primeiro deles foi a ideia de Uso do tempo, discutindo o que isso tem a ver com as violências do dia a dia contra meninas e mulheres. Ainda em fevereiro, aconteceu o primeiro dos giros fotográficos de campo, com o apoio do fotógrafo Leonardo Cambuí. Os momentos do cotidiano das mulheres foram partilhados e registrados em imagens.

Aquela, também seria a última vez que a equipe fotografou a alegria da Creuza. Ela faleceu em junho por complicações causadas pela COVID-19. Até meados de março ainda foi possível a participação presencial em eventos. Com o anúncio da pandemia, os encontros foram cancelados e parte das componentes do grupo iniciou a produção de máscaras de tecido com a colaboração de doadores, dentre eles, policiais militares que doaram fardas. O comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, juntamente com as presidentes da Associação Feminina de Assistência Social e Cultura – AFAS, também participaram da campanha de divulgação.

No mês de junho, de casa em casa, a equipe MLV distribuiu às mulheres do Cedro, os kits de beleza arrecadados pela AFAS no dia Internacional da Mulher em Belo Horizonte. Nesse período, a equipe lançou, em parceria com a Coluna Interfaces, do jornal Diário Tribuna, a Campanha de valorização das mulheres na linha de frente do combate à COVID-19. As experiências de duas dezenas de mulheres durante a pandemia, foram retratadas nas páginas do jornal.

Apesar do momento de crise de saúde pública, a rede de amparo às mulheres continuou a se reunir. Houve participação ativa em reuniões, campanhas e lives, enquanto as mulheres do projeto que não puderam parar, comercializavam seus produtos nas feiras e por encomenda. No início de dezembro, a AFAS encaminhou ao MLV uma máquina fotográfica semi-profissional para somar para o registro das vivências e histórias. Enfim, por mais um ano, o MLV foi aprovado como projeto de extensão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM.

Neste ano, o projeto MLV permaneceu com apoios que já perduram por alguns anos e abriu novas portas. Assim, manifesta agradecimentos ao Jornal Diário Tribuna, pela divulgação das ações; à Associação Barra do Cedro, pelo espaço; ao Leonardo cambuí, pelos registros fotográficos e assessoria; à toda a equipe do Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar – GEPAF/UFVJM, pelo suporte técnico; à equipe da AFAS, pela constância no apoio; à Defensoria Pública de Teófilo Otoni e à Polícia Militar, pela parceria; ao canal Vox Podcast, pela apresentação do MLV; à equipe do Projeto Juntos Fazendo o Bem, pelas doações de alimentos e fraldas; à equipe do Projeto 10Envolver Saneamento Básico Rural, pelo apoio nas atividades; ao Setor de Economia Popular Solidária da Prefeitura de Teófilo Otoni, pelo apoio na comercialização dos produtos; à Cáritas Diocesana de Teófilo Otoni e ao Movimento Pró Rio Todos os Santos e Mucuri, pela parceria; aos militares que doaram suas fardas e às pessoas da comunidade que doaram tecidos, recursos e tempo (Fonte: Projeto MLV).

Mulher Livre de Violência (MLV): Retrospectiva dos trabalhos desenvolvidos no ano 2020

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui