Rede de Saúde Mental promove eventos alusivos ao “Janeiro Branco” em Teófilo Otoni

0
687
Karine Coutinho – Psicóloga

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), CAPS II, CAPS ADIII e CAPS infanto-juvenil, vem promovendo uma série de eventos como palestras alusivas à campanha Janeiro Branco, mês dedicado a debater e conscientizar sobre a saúde mental. A psicóloga Karine Coutinho, matriciadora, destaca que a intenção é sensibilizar, motivar à população, profissionais a terem uma melhor qualidade de vida, a saberem lidar com seus sentimentos justamente para a prevenção de um transtorno mental de grande agravo.

Sobre a agenda na rede de saúde mental em Teófilo Otoni, Karine informa que a demanda é espontânea. No CAPS-AD, no CAPS-i, no CAPS II tem a atenção primária, e foram matriciados com 45 PSFs cartazes psicoeducativos para o coordenador Joaniz Lopes, também para a assistência social, promotorias, delegacia de polícia, para alcançar a comunidade, a sociedade, a abraçarem a saúde mental como qualidade de vida, cuidar de si, cuidar da mente, cuidar da sua própria vida e quebrar o estigma de que saúde mental está ligada a adoecimento, a transtornos mentais tão somente.

Nos cartazes têm várias dicas para se ter qualidade de vida como, dica para a saúde emocional, em que as pessoas lidam com seus sentimentos. Karine Coutinho pontua alguns sentimentos e todos são muito importantes e vitais para a saúde emocional. Ela frisa que, a diferença é como as pessoas vão reagir e as consequências desses sentimentos. Exemplifica que, se a pessoa passa por uma raiva ela pode gerar uma ira, essa ira pode gerar um adoecimento. Mas se a pessoa passa por uma raiva e ela canaliza essa raiva por um esporte, um lazer, um diálogo aberto, ela vai ter ganho em lidar com esse sentimento.

“Nós temos o amor que temos que compartilhar mais. Hoje estamos vivenciando a chegada da vacina que vai trazer esperança, imunização. Mas e a questão da humanização? Do amor ao próximo? Isso também, nesse período de distanciamento precisa muito ser trabalhado, e esse amor ao próximo, também dentro do ambiente de trabalho é muito importante. Muito importante ter esse ambiente de trabalho salubre, harmonioso”.

O medo pode ser proativo como ele pode ser paralisante. Faz a pessoa gerar atitudes para a sua defesa. Tristeza todos tem e é muito confundida com a depressão. “Todos nós vamos passar por momentos frustrantes, passageiros. Nesse momento pessoas passam por diagnósticos, com lutos, tristezas mais prolongadas. E tem as tristezas diárias da vida, e pessoas confundem estado depressivo com o quadro depressivo”.

A qualidade de vida permeia em vários âmbitos e as pessoas precisam estar em equilíbrio, cultivar o sono de qualidade, no mínimo 6 a 8 horas noturnas. O sono noturno é indispensável e substituível ao sono diário. “Tem pessoas que acham que estão na pandemia, estão de férias, trabalhando em casa, e acaba trabalhando à noite e dormindo de dia”.

Tem alimentos que promovem bem estar, como horários corretos vão promover estabilidade hormonal. Atividades físicas também promovem hormônios do prazer, hormônios do sono, da imunidade. A fé e a espiritualidade são importantes, independente da religião. A recreação é algo simples como uma boa música, um bom filme, jogos, atividade física. E o relacionamento harmonioso, há grandes dificuldades, grandes embates de conflitos hoje em dia. Conflitos familiares, dentro do ambiente de trabalho. “Promova a sua higiene mental pra você estar bem consigo. Você estando bem consigo, você também vai estar bem com o próximo e promover uma qualidade de vida, não somente para si, mas também para o próximo”, pontuou Karine.

E para quem busca uma saúde mental, Karine informa que o município tem equipes multiprofissionais que é o NASF em cada PSF, no território dessa população. Que, se os sinais estiverem avançados e for perfil do CAPS, a pessoa será encaminhada. Mas independente do encaminhamento o CAPS é porta aberta. Todo tratamento é gratuito, com equipe composta por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, médico clínico geral, serviços gerais, técnicos de enfermagem, recepção, todos para fazerem um acolhimento humanizado. Karine enfatiza que saúde mental, que cuidar da vida, é de janeiro a janeiro. (Foto: Cedida por Jerry Santos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui