A Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni recebeu na manhã de quinta-feira (28/01/2021), a segunda remessa de vacinas contra a covid-19. As vacinas chegaram em uma aeronave do Estado por volta das 10h, no aeroporto Kemil Kumaira.
O chefe de Estado Maior da 15ª RPM, tenente coronel Fábio Marinho, está coordenando a logística de distribuição das doses da vacina. Em entrevista coletiva na SRS de Teófilo Otoni, Marinho explica que, devido ao protocolo de segurança sanitária em decorrência da covid-19, foram realizados protocolos conjuntos pela Secretaria de Estado de Saúde e pela Polícia Militar, com o objetivo inicial de garantir que as vacinas permaneçam em um local custodiadas o tempo necessário pra que os municípios se preparassem.
“Nesse sentido, como o dr. Ivan já destacou, essa distribuição iniciará a partir da segunda-feira (1º/02) com rotas e horários específicos pra garantir que os municípios tenham condições de receber as vacinas”, disse Marinho. Ele explica que não justificaria encaminhar as vacinas nesta quinta ou sexta-feira, que após um critério de avaliação de risco, essa foi a melhor estratégia, porque se as vacinas ficam custodiadas nos respectivos municípios num final de semana, pode correr o risco de uma falta de energia ou outro problema, ou seja, um risco desnecessário que o governo estaria correndo.
“E nós sabemos da realidade. Não é raro acontecer falta de energia ou qualquer outra situação eventual que poderia comprometer não só a distribuição como também a utilização das vacinas. Então, por um critério de avaliação de riscos e pra atender essa demanda das secretarias pra que tenham condições de fazer essa vacinação num período mais tranquilo a partir do início da semana, é que a distribuição e toda logística foi planejada pra acontecer já na segunda-feira”.
O superintendente regional de saúde, Ivan Santana disse que metade das vacinas (para a 1ª dose) serão entregues aos municípios e outra metade (2ª dose) ficam armazenadas na Regional de Saúde em Teófilo Otoni, assim será garantido o correto armazenamento das vacinas. Dentro de 14 dias serão entregues a 2ª dose, assim sucessivamente sempre que a regional receber as doses. Os municípios devem se programar para aplicarem as vacinas na população.
Ivan informa que no Hospital Santana Rosália, por exemplo, foram vacinadas 367 pessoas. No Bom Samaritano, 153. Hospital Philadelfia, 100. PA da Unimed, 100. Na UPA Covid, 105. Na UPA Gobira, 76. A logística foram 2.000 doses de vacina, um trabalho minucioso e de muita responsabilidade. Citou como exemplo que, a câmara fria está no número 7, aí tem que colocar as doses nas caixinhas, colocar termômetro pra manter a temperatura, ir aos locais pra aplicação, se precisar tem que colocar mais gelox. Isso tudo sem contar a exigência em manter uma rigorosa higienização.
OBS.: A população em geral pode registrar manifestações relacionadas à covid-19, esse também é o caminho pra fazer denúncia em relação aos supostos ´fura-filas´ na prioridade das vacinas através do site ouvidoriageral.mg.gov.br (Foto: cedida por Jerry Santos).