Prefeitos da AMUC discutem possibilidade de aderir ao programa Minas Consciente, do Governo Estadual

0
661

A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri (AMUC) realizou reunião extraordinária na segunda-feira (22/06), para discutir sobre o Programa Minas Consciente do Governo Estadual, um plano destinado a orientar a possibilidade de flexibilização das medidas de isolamento social de forma responsável em seu município, permitindo a retomada parcial da economia e observando o impacto no sistema de saúde. Na oportunidade cada prefeito informou a realidade atual do seu município com relação à Covid-19.

A decisão sobre implementar, ou não, o Minas Consciente, caberá ao prefeito. É seu papel, caso deseje aderir ao plano, o acompanhamento contínuo ao site do Minas Consciente, para se informar sobre qualquer medida de flexibilização, baseada no monitoramento dos seus efeitos sobre a curva de tendência de contaminação do coronavírus, com possibilidade de regressão da flexibilização em caso de cenários adversos.

Há pelo menos três meses os municípios mineiros vem sofrendo impactos nas áreas da saúde e economia, sobretudo na saúde com risco iminente de um colapso se ações enérgicas não forem tomadas. Com a flexibilização do funcionamento do comércio, muitos municípios funcionando apenas estabelecimentos de serviços essenciais, como farmácias e supermercados, tem também causado sérios transtornos para empresários, automaticamente para funcionários, ressaltando que muitos já perderam seus empregos.

A partir do dia 15 de junho, o município de Teófilo Otoni, cidade polo do Vale do Mucuri aderiu ao Programa Minas Consciente e publicou o Decreto nº 8.057 ditando novas regras para o funcionamento do comércio. Alguns setores voltaram a funcionar, mas o comércio em geral de serviços não essenciais permanecem fechados. E qualquer medida adotada pelo município de Teófilo Otoni, reflete em toda região que depende de muitos serviços daqui, especialmente na área da saúde. Por isso os prefeitos tentam alinhar suas ações de forma conjunta pra evitar o colapso da saúde. A reunião foi realizada no auditório do SAMU, espaço amplo onde todos puderam participar respeitando todos os cuidados em época de pandemia do coronavírus, como distanciamento necessário, além de uso de máscara e álcool em gel. Ao final, nenhum prefeito decidiu de imediato aderir ao Programa Minas Consciente, eles ficaram de analisar junto com seus secretários de saúde a situação dos seus municípios, pois cada um tem sua peculiaridade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui