Café Empresarial marca os 80 anos de criação da Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni (ACE-TO)

0
1035
O presidente da ACE, Ricardo Bastos, com a diretoria da entidade,
ex-presidentes e autoridades

No sábado (27/02/21), a Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni (ACE-TO) comemorou 80 anos de existência. A entidade foi fundada em 1941 e está comemorando o seu Jubileu de Carvalho. A diretoria da ACE preparou ao longo dos últimos dois anos uma série de eventos e programas comemorativos para celebrar a data, mas, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), toda a programação oficial teve que ser adiada.

De acordo com o presidente Ricardo Bastos Peres, a sua intenção é realizar a programação do aniversário paralelamente à EXPONOR 2021. Para não deixar a data passar em branco, o presidente da ACE promoveu um café empresarial na manhã desta segunda-feira (08/03) respeitando todos os protocolos de distanciamento, e convidou, para a solenidade, apenas os diretores, ex-presidentes, algumas autoridades e a imprensa.

Inauguração da Galeria de Presidentes

O primeiro ato da solenidade foi marcado pela inauguração da Galeria de Presidentes. Esta é a primeira vez na história da entidade que todos os ex-presidentes são homenageados com a sua foto na galeria, desde o primeiro, o saudoso fundador da ACE, Rachid Salomão Handeri, até o atual, Ricardo Bastos Peres. Ao todo, dezessete nomes presidiram a ACE desde a sua fundação. O fundador Rachid Handeri foi o único que a presidiu em momentos distintos: 1941–1961 e 1974–1977. Inaugurada a Galeria, que fica na recepção da ACE, passou-se ao segundo ato da solenidade, que foi a apresentação de um vídeo institucional de 4 minutos contando de forma resumida um pouco da história da instituição com as principais conquistas da entidade ao longo dessas oito décadas.

Pronunciamentos – O presidente da ACE-Teófilo Otoni, Ricardo Bastos Peres, foi o primeiro a se pronunciar abrindo a sessão. Ele ressaltou a importância de cada um dos ex-presidentes e o legado que cada um deixou para que a ACE se tornasse o que é hoje: a grande bússola do desenvolvimento da cidade e região. Em seu discurso Ricardo voltou a defender uma das bandeiras da sua atual gestão à frente da entidade, que é a defesa e o estímulo à otimização do potencial industrial da cidade, inclusive voltando a comentar a importância de defender um ramal ferroviário interligando Teófilo Otoni ao mundo através dos trilhos. Ele ressaltou que “estamos para inaugurar o nosso distrito industrial, mas precisamos de incentivos para que as empresas cresçam, prosperem e gerem empregos”.

Trilhos do Progresso: Por sua vez, o vice-prefeito, dr. Éder Detrez, que também se fez presente ao evento, e é filho de um ex-funcionário da Estrada de Ferro Bahia-Minas, endossou a fala de Ricardo a respeito da importância de um ramal ferroviário que colocasse Teófilo Otoni literalmente nos trilhos do progresso e do desenvolvimento.

Desafio: Outra pessoa que apresentou um verdadeiro desafio aos empresários e lideranças presentes foi a secretária Municipal de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda, Joana Louback. Ela desafiou todos os que ali estavam a se unirem para, junto com o prefeito Daniel Sucupira, ajudar Teófilo Otoni a ser, nos próximos cinco anos, a quinta maior economia de Minas Gerais, posição que jamais deveria ter perdido.

Ambiente Oportuno: Outro pronunciamento muito importante foi o do ex-presidente da ACE, Jary Soares de Mendonça Filho. Jary fez questão de ressaltar o momento histórico que a cidade está vivendo com o prefeito Daniel Sucupira, que é de um partido de esquerda, o PT, tendo um vice-prefeito que é do Democratas, de direita, e estarem ambos trabalhando juntos, de mãos dadas, para ajudar Teófilo Otoni a crescer e a se desenvolver. “Isso nos dá um ambiente oportuno para o desenvolvimento que sempre foi apontado e defendido nesta casa, a ACE”.

Emoção: O ex-presidente da ACE, Antônio Celso de Moura, também se pronunciou. Ele comentou o seu ingresso à vida do associativismo empresarial e disse que teve como professor o ex-presidente da entidade, Salvador Rodrigues, da antiga Revena. Antônio Celso se disse ainda muito grato à Família Handeri, pelo apoio que sempre recebeu.

Parceria: O comunicador Lula Guedes, que representou o deputado federal Fábio Ramalho no evento, disse que o deputado não pôde estar presente à solenidade por ter uma agenda naquela mesma tarde com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, quando vai pleitear verbas e recursos para a saúde pública de Teófilo Otoni. Lula, que também é parceiro da ACE em eventos artístico-culturais, elogiou a integridade da ACE em tudo o que faz.

ACE prestando homenagem ao presidente da Câmara Fábio Lemes

Homenagens – O presidente da ACE ofereceu um certificado de Reconhecimento ao Mérito ao presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, vereador Fábio Lemes, que, em 2018, foi o autor da lei que incluiu a EXPONOR, hoje o maior evento empresarial de todo o Nordeste Mineiro, e que é realizada pela ACE, no calendário oficial de eventos da cidade. Fábio elogiou o trabalho da ACE e fez alguns importantes comentários sobre a importância de uma agenda econômica efetiva para o desenvolvimento da cidade.

Dia Internacional das Mulheres – Sendo a solenidade realizada no Dia Internacional da Mulher, o presidente da Associação Comercial, Ricardo Bastos, fez questão de estender uma homenagem a todas as mulheres presentes. A assessora jurídica da ACE, dra. Diviany Ledo, fez questão de se pronunciar como mulher e em nome de toda a equipe da ACE e agradecendo ao ambiente altamente ético e profissional da ACE, o que torna o lugar um ótimo ambiente para se trabalhar. Após a solenidade, todos os presentes foram convidados a participarem do café empresarial.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni (ACE-TO), empresário Ricardo Bastos Peres concedeu entrevista ao Diário Tribuna e explica que desejava uma festa com jantar, música, muitas homenagens aos ex-presidentes, às pessoas que fizeram a diferença e deixaram suas marcas de trabalho na Associação Comercial, mas é preciso respeitar o momento da pandemia. Ele destaca que aproveita o momento para iniciar um novo mandato na presidência da ACE-TO junto com sua diretoria, e nesta data aproveitou para homenagear as mulheres pelo seu dia, 8 de Março.

“E mostrar nessa nova gestão uma bandeira nossa, uma bandeira do social. Nós estamos trazendo diversos cursos, desde cursos de formação de um almoxarife, de um RH, de uma empresa, curso que a ACE está planejando, até cursos mais tecnológicos para pessoas que tenham dificuldade financeira, e a ACE vai apoiar. Podem procurar a Associação Comercial, entrar no site e ver, são mais de 40 cursos pra que a gente possa ajudar na formação de mão de obra”, disse.

Ricardo Bastos ressalta que agora tem uma nova bandeira e já vinha trabalhando ela. Afirma que quer uma bandeira para desenvolvimento industrial, apoiar o Distrito Industrial, mas é preciso mais do que isso, é preciso incentivo, unir os políticos e os empresários em prol de um desenvolvimento com incentivos fiscais. Citou como exemplo, a cidade de Nova Serrana, as indústrias estavam quebrando e agora tem o ICMS de 2%. “Lá não é cidade de fronteira, e existe um projeto no Estado de Minas que pode ter ICMS de fronteira. Teófilo Otoni está perto, divisa com o Espírito Santo, com a Bahia, estados que promovem o incentivo”, destacou.

“Há exemplo de Extrema que está na divisa de Minas quase com São Paulo, lá ICMS é de 2%. Estão se aportando nas indústrias de outras cidades de Minas, mas de outros estados também. Isso é possível em Teófilo Otoni. Nós precisamos buscar incentivos, tanto na área federal, quanto nas áreas estadual e municipal. Essa é uma das nossas bandeiras que foi muito debatida aqui, nós precisamos acreditar, nós podemos mudar isso, porque hoje nós comemoramos 80 anos de uma entidade que nasceu durante uma crise, que nasceu num período de intervenção militar. Sabemos da importância da ACE, e junto com os empresários, com a classe política, com as pessoas interessadas no desenvolvimento”.

O presidente da ACE destacou a presença do vice-prefeito, dr. Éder Detrez na solenidade, também do presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Lemes, frisando que é amigo incansável da ACE, que tem ajudado e vai trabalhar junto em cima desse projeto de desenvolvimento industrial. E os outros ex- -presidentes, porque, hoje ele está presidente.

Iniciando a solenidade de comemoração dos 80 anos da ACE-TO, foi inaugurada a galeria dos ex-presidentes, desde a sua fundação com Rachid Salomão Handeri. Ricardo ressalta que cada um plantou a sua semente, cada um colocou o seu tijolo na construção. “E é isso que nós queremos construir uma Teófilo Otoni melhor. Queremos construir uma cidade de oportunidade para nossos filhos, para os nossos netos, e continuar acreditando que vamos voltar a ser a 5ª cidade do Estado como já fomos no passado”.

São 80 anos de muito trabalho, de muita luta para chegar ao reconhecimento e respeito que tem hoje a ACE-TO, muita luta que começou com os demais presidentes. “Eu entrei aqui em 1º de abril de 2011, vou fazer 10 anos à frente da Associação Comercial, e um dos grandes desafios falados aqui como é o Dia da Mulher, nós queremos ver uma mulher assumir a presidência dessa entidade de classe na próxima gestão, para que continue trabalhando, mostrando a força da mulher”.

Destacou a presença da secretária de Desenvolvimento da Economia Solidária, Joana Louback e da assessora jurídica da ACE. “É uma pessoa que não mede esforços em prol do desenvolvimento, em prol de formação da pessoa para que ela se torne cada dia melhor, e que se torne profissional. Tivemos aqui também a representante jurídica, dra. Diviany representando as mulheres, e com certeza, acreditamos em dias melhores para nossa cidade. Fica aqui o nosso agradecimento a todos”.

Em tempo de pandemia muitas instituições vem enfrentando sérios problemas de ordens diversas, mas, a crise se enfrenta com trabalho, e Ricardo ressalta que a ACE junto com outras entidades tem trabalhado muito contra a pandemia. “Nós adquirimos o pulverizador que continua até hoje sanitizando a cidade, tentando diminuir o índice da Covid. Temos feito um trabalho distribuindo máscaras, álcool, um trabalho de consciência junto aos empresários para que eles cuidem bem dos seus funcionários, cuidem bem das suas lojas. Isso é um trabalho incansável. Que tem dificuldades, tem, mas nós temos oportunidade e vamos melhorar a nossa cidade, o Brasil e o mundo”. (Fotos da Galeria de Presidentes: MBG Marketing e Comunicação. Fotos do evento: Diário Tribuna. Textos: Diário Tribuna e David Jr.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui