Comissão OAB Jovem da 28ª Subseção da OAB realiza campanha de doação de sangue

0
952

A 28ª Subseção da OAB/MG de Teófilo Otoni, através da Comissão OAB Jovem, está realizando uma campanha de doação de sangue para ajudar a abastecer o banco de sangue do Hospital Santa Rosália. O presidente da Comissão, dr. Rodrigo Caldeira, disse que a ideia da campanha foi levada à diretoria da Comissão da OAB Jovem pelo advogado, dr. Lucas Maciel e, de imediato, abraçada por toda equipe e pela presidente da 28ª Subseção da OAB, dra. Maria Beatriz Cunha Cicci Neves.

Presidente da Comissão OAB Jovem da 28ª
Subseção da OAB, dr. Rodrigo Caldeira

“Então articulamos um grupo de doadores para iniciar a campanha, fizemos contato com Patrícia Gusmão de Matos, enfermeira triagista do Núcleo de Hemoterapia do Hospital Santa Rosália, que nos deu todo apoio institucional e, a partir daí, começamos uma grande divulgação nas redes sociais da 28ª Subseção da OAB e nos grupos de whatsApp dos advogados da nossa região”, disse dr. Rodrigo.

Para o presidente da Comissão, “saber que esse pequeno gesto salva tantas vidas me traz um sentimento de gratidão a Deus pela minha saúde e um dever de solidariedade para com as pessoas que passam pela dura experiência de se encontrarem entre a vida e a morte num leito hospitalar”. Na verdade, segundo ele, “a doação é uma via de mão dupla, pois ao doar também somos recompensados com uma paz de espírito que só experimentamos quando fazemos o bem de forma verdadeiramente gratuita”.

Adesão – Ele destaca que a campanha tem tido uma ótima adesão por parte não só dos advogados, mas também de seus amigos e familiares, pois é uma campanha para toda nossa sociedade. Mas é importante frisar que o banco de sangue se encontra com estoques baixíssimos em todos os tipos sanguíneos e que a demanda por doações é constante e tem sido crescente, especialmente em virtude da pandemia da Covid-19 que, além de aumentar as internações, intimidou os doadores de comparecerem ao hemocentro.

Segundo informações da enfermeira Patrícia Gusmão de Matos, são necessárias, no mínimo, 20 doações por dia apenas para manter os estoques. “Por isso, fica o convite a todos os leitores do jornal Diário Tribuna para praticarem esse gesto de solidariedade agendando sua doação através do telefone (33) 3529-1618. Doar sangue é seguro, é rápido, não dói e fará toda diferença para alguém que depende de você para sobreviver”, pontuou o dr. Rodrigo Caldeira.

Comissão OAB Jovem da 28ª Subseção da OAB MG – Teófilo Otoni

A Comissão da OAB Jovem da 28ª Subseção da OAB/MG é composta pelos advogados: Ianny Lameiras, João Henrique Antunes, Kenedy Esteves, Lorena Colares, Lucas Maciel, Luiza Blanc, Nordelian Tigre, Raquel Macedo e pelo presidente Rodrigo Caldeira.

Quem pode ou não doar sangue? O primeiro requisito para doar é a pessoa estar bem de saúde, descansada, alimentada e tendo dormido no mínimo seis horas na última noite. Não pode doar sangue quem fumou a menos de duas horas, quem consumiu bebida alcoólica a menos de 12 horas, quem está fazendo algum tratamento de saúde. A pessoa pode doar qualquer tipo sanguíneo, pois sempre tem quem precise. Cada doação pode salvar até três vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui