Instituto Cultural In-Cena firma parceria com a Prefeitura de Padre Paraíso

0
712
A secretária Municipal de Cultura, Geane Matos, e o diretor do
Instituto Cultural In-Cena e também do Grupo In-cena de
Teatro, André Luiz Dias  

Na quarta-feira (31/03), a Prefeitura Municipal de Padre Paraíso e o Instituto Cultural In- -Cena, de Teófilo Otoni, assinaram um termo de colaboração entre ambos, para valorização da cultura local. O diretor do Instituto Cultural In-Cena e também do Grupo In-cena de Teatro, André Luiz Dias, destaca que a parceria vai desenvolver a cultura da cidade, através de atividades formativas, educativas e de incentivo ao setor. Um Projeto de Lei, que já passou pela Câmara Municipal e foi aprovado por unanimidade, fundamentou a iniciativa. De acordo com a secretária da pasta de cultura, Geane Matos, o planejamento já está sendo feito e começa a ser executado ainda neste mês de Abril.

O Instituto Cultural In-Cena está rompendo estradas, voando alto, representando com muito profissionalismo o Vale do Mucuri, agora chegando também no Vale do Jequitinhonha em parceria com a Prefeitura de Padre Paraíso. Para André Dias, essa parceria possibilita avanços imensos nas regiões dos vales do Mucuri e Jequitinhonha. “Ao longo dos 15 anos do In-Cena que serão comemorados em 2022, sempre tivemos como diretriz ampliar essa produção e fruição cultural na região. Já existe um trabalho consolidado na cidade sede do Instituto In-Cena em Teófilo Otoni, e nas cidades de Santa Helena de Minas e Pavão, onde trabalhos são desenvolvidos. Chegar a Padre Paraíso é ampliar de forma geográfica esses trabalhos. Dar continuidade e possibilitar conexões, gerar empregos diretos e indiretos, além de fomentar artisticamente a cidade”, disse.

Sobre mais esse avanço no Instituto, André ressalta que sempre acreditou em parcerias, que gosta de trabalhar em rede. “Acho necessário fortalecimento do setor, quando esse está preparado tecnicamente e humanamente falando”. Disse que aprende muito em trabalhos e parcerias, formação e consultorias com SEBRAE e UFVJM. “Esse momento de avanço para a equipe do In-Cena em um momento que atravessamos um retrocesso no mercado de trabalho, emprego e renda, social e tantos outros devido à Covid-19, se dá por conta de uma base sólida de trabalho e planejamento sistematizado”.

André destaca que os parceiros são fundamentais para que isso aconteça. E também os gestores locais com sensibilidade e conhecedores da técnica e importância em fazer um bom trabalho na gestão, ampliando suas parcerias e potencializando suas equipes com aqueles que conhecem da realidade local e do fazer técnico e artístico. “São essas parcerias que nos permite avançar e colocar nossas cidades e região nos mapas da cultura, oferecer arte, formação e entretenimento, educação e transformação por meio do trabalho artístico”, pontuou.

No quadro quantitativo e qualitativo de Minas Gerais, Teófilo Otoni ficou atrás apenas da cidade de Juiz de Fora, nas aprovações de projetos na Lei Aldir Blanc no Estado. Belo Horizonte em primeiro lugar, Juiz de Fora em segundo. “O coletivo dos artistas locais articulados pelo Instituto Cultural In-Cena aprovou uma quantidade significativa de projetos na Aldir Blanc do Estado de Minas Gerais. Fora outros projetos locais e regionais assessorados durante as inscrições. Trabalho de rede, divulgação, assessoria e comprometimento com o desenvolvimento local”. André frisa a importância e o significado para nossa região esse mapa quantitativo e qualitativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui