APAC de Teófilo Otoni tem nova diretoria

0
1386
Presidente da APAC de Teófilo Otoni, dr. Allonso Andrade
Diretoria e servidores da APAC de Teófilo Otoni no dia da posse

A nova diretoria da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Teófilo Otoni, composta pelo presidente, o advogado Allonso Andrade, vice-presidente o padre Devanil Soares, diretora jurídica, a advogada Fabiana Dourado Carvalho Lorentz e diretor de metodologia Daniel Ferreira, foi empossada em 05 de abril do corrente ano.

O principal objetivo desta diretoria é finalizar e inaugurar a obra do novo anexo da unidade destinada ao cumprimento de pena privativa de liberdade, atualmente em construção no Bairro Taquara, em Teófilo Otoni/MG, com capacidade para 158 vagas destinadas aos reeducandos.

A direção destaca que, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja finalidade é recuperar o preso, proteger a sociedade, socorrer as vítimas e promover a justiça restaurativa.

A sigla APAC também faz referência a uma metodologia própria composta de 12 elementos fundamentais que buscam atender integralmente às necessidades dos recuperandos(as), pessoas que cumprem pena privativa de liberdade no estabelecimento, os quais, dentro da proposta apaqueana, são corresponsáveis por sua recuperação e reintegração social.

Dentre os indicadores de sucesso da metodologia, dois se destacam: a taxa de reincidência abaixo de 15% e o custo per capita de 1/3 em comparação com a pessoa privada de liberdade no sistema prisional comum.

“Esclarece-se que, ainda que equivocadamente veiculado, a APAC não é uma prisão privada, tampouco se apresenta como solução pronta e acabada e muito menos se propõe a substituir o sistema prisional convencional. Trata-se de um modelo alternativo, viável, em constante evolução, capaz de amenizar o grave problema penitenciário, descentralizar o cumprimento de pena e humanizar as prisões”, explica o diretor, dr. Allonso Andrade.

Presente em 23 países, no Brasil com mais de 120 unidades, e, em especial, no estado de Minas Gerais com aproximadamente 35 em regular funcionamento, outras construídas a serem inauguradas, as APACs, vem se expandindo a cada dia com significativa aprovação por sua eficaz metodologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui